XX Enfermaio reuniu mais de 300 participantes

30 de maio de 2016 - 16:07

Com associação do II Seminário Internacional de Integração, Pesquisa, Ensino e Serviço, do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCLIS) e a I Mostra do Internato em Enfermagem, a 20ª edição do Enfermaio reuniu, no período de 23 a 25 de maio, no Campus Itaperi, mais de 300 participantes entre estudantes, professores e profissionais da área.

alt

“O evento superou nossas expectativas, pois além de integrar os outros dois eventos, trouxemos os estudantes, professores e preceptores do Internato de Enfermagem da Uece para a discussão, além de representantes de diversas outras instituições”, avalia a coordenadora do evento, professora e tutora do PET Enfermagem, Dafne Paiva Rodrigues.

alt

Estavam inscritos membros da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Faculdade Princesa do Oeste, de Crateús, da Escola de Saúde Pública, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Universidade de Fortaleza (Unifor), do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Instituto Doutor José Frota (IJF), do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, da Escola de Formação Permanente do Magistério, de Sobral, do Centro Universitário Christus, da Faculdade Ateneu, da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece), da Estácio de Sá, da Faculdade Nordeste (Fanor), da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene), da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) e outras.

“A introdução dos eventos foi importante porque eles agregam e dão apoio ao encontro já existente há 20 anos. No início não acreditávamos que o Enfermaio teria uma vida tão longa”, disse a mentora do primeiro Enfermaio, professora Maria Vilani Cavalcante Guedes.

alt

Os eventos, que tiveram como tema central “A enfermagem e seus múltiplos olhares: saberes possíveis à internacionalização”, ofereceram ao público uma série de minicursos, apresentações de trabalhos, painéis e premiações, além de conferências proferidas por renomados nomes nacionais e internacionais.

A conferência magna, que falou sobre o tema central, teve à frente a professora da Universidade de Évora, em Portugal, Maria do Céu Mendes. Foram convidadas também as conferencias Lorita Marlena Freitag Pagliuca, da Unilab; e Thereza Maria Magalhães Moreira, da Uece.

Maria do Céu exprimiu seu desejo de que esse seja apenas o primeiro de muitos encontros e declarou ser um prazer participar do momento, apesar de todas as dificuldades por ela encontradas para chegar à capital cearense.

Para os minicursos e painéis, estiveram presentes docentes da Universidade de Évora, da Universidade do Porto; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unilab, Uece e enfermeiros preceptores do Internato de Enfermagem das instituições de saúde, como Instituto Dr. José Frota, Centro de Dermatologia Dona Libânia, Unidade de Atenção Primária Dr. Gothardo Peixoto.

Para a roda de conversas sobre Internacionalização e itinerário de formação de estudantes na graduação e na pós-graduação, foram convidados os alunos de graduação e de pós-graduação que realizaram intercâmbio internacional em diversos países: Francisca Tereza de Galiza (pós-graduanda) – Universidade de Évora, Portugal; Bruna Karen Cavalcante Fernandes (Graduação) – Universidade de Aveiro, Portugal; Evelyne Viana de França (Graduação) – James Cook University, Austrália; Ana Karoline de Oliveira (Graduação) – Universidad de León, Espanha; Lucas Pinho Alves (Graduação) – Semmelweis University, Hungria; Yago Roque Rolim dos Santos(Graduação) – Clarion University of Pennsylvania, Estados Unidos da América.

alt

Enfermaio foi também momento de homenagens e premiações