XV Semana de História da UECE

27 de maio de 2011 - 19:11 #

“História para que (m) te quero? Sujeitos Coletivos e o Fazer Historiográfico” é o tema da XV Semana de História, que acontece no período de 30 de maio a 03 de junho próximo. A semana reúne mais 200 participantes, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação da UECE e de outras universidades cearenses.  Promovido pelo Centro Acadêmico Calderão do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com apoio da coordenação na pessoa do Prof. Artur Pinheiro e do Grupo de trabalho História em Movimento. O encontro visa promover uma qualificação e formação acadêmica de seus alunos, através do livre debate acerca de questões específicas para estudantes e também profissionais desta área.

A XV Semana de História será aberta na próxima segunda-feira (30/05), às 18h30, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, com apresentação de mesas redondas. A semana prossegue até o dia 03, com cine debates, apresentação de pesquisas, mini-cursos de aprofundamento e outros.

O Centro Acadêmico de História da UECE, juntamente com estudantes vem percebendo a importância desta atividade, com o intuito de promover o debate acerca do fazer historiográfico, aprofundando os questionamentos sobre a formação como um todo, tanto no viés do ensino, da pesquisa, quanto da docência e da educação.

O encontro tem o intuito de debater a função social do/a historiador/a, o currículo que temos e o que queremos, a teoria e a metodologia da História, o trato da memória em nosso país, bem como as perspectivas para o ensino de História. Essas serão as temáticas abordadas nas mesas redondas, sempre tendo como norte a perspectiva central de questionamento do fazer historiográfico.

Maiores informações no site: www.caldeirao.org

Contatos: com Ana Paula integrante do Grupo de Trabalho História em Movimento, através dos telefones 8612.8716 e 3271.4942; Acácio 8807.5304 e Elaine 8737.7229 membros do Centro Acadêmico.