XI Seminário da ANPTUR foi aberto no Ceará

25 de setembro de 2014 - 19:38 #

Universidade Estadual do Ceará é a grande anfitriã do evento

Cerca de 300 pessoas, participaram da abertura do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), com a conferência do professor Dr. Marcelino Castillo Nechar do México. O seminário teve inicio na última quarta-feira, 24 de setembro às 19h, no Prédio da Universidade do Parlamento – UNIPACE, que fica localizado vizinho a Assembléia Legislativa do Estado Ceará e prossegue até a próxima sexta-feira, 26 de setembro.

Mais de uma década de contribuição ao conhecimento em Turismo, hoje estamos celebrando com a Universidade do Ceará (UECE), com a pompa e circunstância que a ocasião exige, afinal é uma trajetória virtuosa, afirmou o presidente da ANPTUR, Francisco Antonio dos Santos, em seu breve discurso.

O vice-reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares, representando o reitor, professor Jackson Sampaio, enfatizou, é uma satisfação e alegria sediar um evento dessa magnitude, espero que todos vocês possam aproveitar bem o seminário e tenham uma excelente estadia no nosso Ceará.

O Seminário ANPTUR, ao longo desses 11 anos, reúne centenas de pesquisadores, docentes e estudiosos da área, que em um intuito de cooperação e espírito de integração vem se aproveitando desse importante espaço científico para interagir, apresentar e discutir ideias e propor soluções às problemáticas próprias do turismo e seus fenômenos, o que o consolidou como um dos mais importantes eventos da área no Brasil e que se prepara para a internacionalização.

Os grandes mentores para a realização deste evento no Ceará foram sem dúvida os professores Fábio Perdigão e Luzia Neide Coriolano, pesquisadores na área de turismo, docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para os anfitriões, o seminário faz parte da programação do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos (MPGNT). Cujo mestrado é uma parceria da UECE com a UNIPACE.

O Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UECE saudou a todos os participantes com apresentação musical, e durante o coquetel a apresentação ficou a cargo do “Maracatu Reis de Paus do Ceará” , contagiando a todos os presentes.

O encontro da ANPTUR de 2014 tem como tema “Transversalidade na qualificação e competitividade em Turismo”, cuja abordagem se mostra como um importante desafio aos estudiosos do turismo. A escolha da transversalidade como núcleo temático responde ao objetivo de promover o diálogo com/entre diferentes áreas do conhecimento com vistas a ampliar a abrangência de análise e a compreensão da qualificação e competitividade turísticas.

Nesse sentido, reafirmando a importância do tema e de forma a congregar trabalhos voltados diretamente a ele, criou-se a Divisão Científica Transversalidade na qualificação e competitividade em Turismo. Também, como uma inovação desta edição do evento, foi criada a Divisão Científica Hospitalidade, que veio somar-se às quatro divisões tradicionais.

A conferência de encerramento será proferida pelo Prof. Dr. Scott Cohen, da University of Surrey, UK. Constam ainda na programação Mesas Temáticas I, II, III, IV e V e Mesa Institucional, Lançamentos de Livros, de Grupos de Trabalhos, que apresentarão na ocasião 175 trabalhos.

O principal objetivo do vento é promover o crescimento pessoal e o amadurecimento científico do pesquisador em Turismo, permitindo a aproximação e a composição de grupos de cooperação científica e acadêmica, assim como facilitar a interação e a troca de conhecimento entre pessoas.

O evento contou ainda, com as presenças da professora Lindomar Soares, representante da UNIPACE, da professora Cláudia Sousa Leitão, ex-secretária da economia criativa do Ministério da Cultura, dos professores Fábio Perdigão, Luzia Neide Coriolano, de mestrandos e doutorandos, pesquisadores e docentes de todo país.