X ECHE e III ECEGE reuniram cerca de 200 participantes

1 de julho de 2011 - 14:59

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) sediou a décima edição do Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE e o III Encontro Cearense de Geografia da Educação – ECEGE. Instalados na quinta-feira (28/07), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, Campus do Itaperi, o encerramento dos eventos foi na manhã deste domingo (31/07), com Plenária Final. A solenidade de abertura dos dois encontros foi presidida pelo Vice-Reitor da Uece, professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, com a presença dos coordenadores do X ECHE e do III ECEGE, professores Elmo Vasconcelos e José Gerardo Vasconcelos, do conferencista professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, professores, alunos e servidores da Uece.

O X Encontro Cearense de Historiadores da Educação e III Encontro Cearense de Geografia da Educação têm como tema “Cultura, Educação, Espaço, Tempo”. O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez a conferência de abertura do evento, sobre o tema “A Feira dos Mitos: a invenção da cultura popular nordestina. A programação constou de mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos, sessões de pôsteres, entre outras atividades

O encontro deu visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: “Cultura, Educação, Espaço, Tempo”. Dentre as muitas possibilidades da História e da Geografia, como ofício, está a que permite falar, contar, narrar a nós mesmos, por meio de nosso passado e do espaço que produzimos, de nossas matrizes culturais, das ações e processos educacionais, dos conflitos e resoluções, pensados a partir de contingências e possibilidades. São ciências que buscam desvendar as entranhas e liames da vida social, em suas dimensões econômica, política e cultural, distendidas no tempo e no espaço.

Para o coordenador do X ECHE e do III ECEGE, professor Elmo Vasconcelos Júnior, o evento contribuiu para aglutinar as iniciativas de pesquisa na área de História e Geografia da Educação das diversas universidades cearenses, favorecendo o fortalecimento de uma rede de ação institucional e a publicação dos seus resultados de pesquisa, que serão revertidos positivamente para o processo de ensino, formação de pesquisadores e professores, bem como para o conhecimento do passado e da dimensão territorial local, em conexão com as instâncias nacional e internacional, para um melhor entendimento dos desafios do presente.

Os estudos no campo da Educação estão, cada vez mais, submetidos a novas exigências. Esse campo vem sendo pressionado por imperativos de ordem científica e de ordem profissional, como também de ordem política, administrativa e econômica. As tensões criadas por essas pressões nem sempre são decodificadas e analisadas mais a fundo. A tomada de consciência dos processos de mudança de diferentes ordens que atingem a sociedade, as comunidades, as pessoas, po¬dem representar um momento privilegiado para abordagens no campo educacional, construindo-se novos sentidos dentro das compreensões procuradas para os fatos, as relações, os impactos e as mutações.

Cultura, Educação, Espaço, Tempo constituiu o foco das discussões propostas, com vistas a revelar, por um lado, a diversidade de experiências nos dois campos de ação (História e Geografia da Educação) e por outro, analisar as questões que se colocam na discussão da pesquisa em educação passando pela diversidade de temas, áreas, enfoques e também denominações que qualificam esse campo. Nesta perspectiva, buscar um melhor entendimento do que queremos estudar, quais os conhecimentos necessários para a formação de uma base teórica e que caminho trilhar no processo da pesquisa.

A Uece já sediou nove edições deste evento. Atualmente, a Universidade possui 35 cursos de graduação na Capital e 32 nas unidades do Interior do Estado, dentre eles estão o de Geografia, História e Pedagogia, além de outros diversos cursos de licenciatura, objetivando a formação de professores. Na pós-graduação conta com 61 cursos de Especialização (lato sensu), 14 cursos de Mestrados Acadêmicos e sete profissionais, possui ainda, quatro cursos de Doutorado. O encontro contou com a participação de alunos, professores, pesquisadores, estudiosos, além de outros profissionais interessados em participar do evento. Pela primeira vez, uma Universidade Estadual realizou o Encontro Cearense de Historiadores da Educação, desta vez, a décima edição.

Contato: 3101.9792