Workshop reúne experiência da Uece e Nutec para o desenvolvimento do Estado

6 de junho de 2018 - 14:45

alt

O I Workshop Uece-Nutec, realizado na manhã desta quarta-feira (06/06), realizou discussões com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Ceará. O evento ocorreu na Sala dos Órgãos Colegiados da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada no campus Itaperi.

Na abertura, o reitor Jackson Sampaio enalteceu a parceria entre a Uece e a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). “Começamos a trabalhar a união pelas bases de produção científica e acadêmica”, comentou, defendendo a importância dessas instituições no desenvolvimento do Ceará e do Brasil. Jackson Sampaio informou ainda que o Conselho Diretor da Universidade aprovou, em dezembro, cessão de terreno no Itaperi, próximo ao Parque Tecnológico, para atender as demandas da Nutec.

alt

Para o presidente da Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, a parceria é um “desejo alimentado há um bom tempo”. Ele avaliou que iniciativas como essa ajudam a otimizar o uso de recursos públicos, além de permitir que as instituições contribuam com as discussões de temas da atualidade, como os desafios ambientais. “Estamos dando uma resposta a um tema que está na agenda dos governos e das empresas, que é o meio ambiente”, enfatizou, ao citar painéis que abordam temas correlatos à preservação ambiental. O presidente elogiou ainda o desempenho da Uece em rankings universitários e a contribuição dela ao Ceará.

São realizados quatro painéis com os seguintes temáticas: “Caracterização de Óleos e Biocombustível”, com a professora Selene Maia de Morais (Uece), Jackson Malveira (Nutec) e Victor Cochrane (Nutec); “Energias e Emissões Atmosféricas”, com os professores Francisco Sales (Uece) e Mona Lisa Moura de Oliveira (Uece) e Raimundo Montefusco (Nutec); “Resíduos Sólidos e Agrotóxicos”, com a professora Mona Lisa Moura de Oliveira, Ari Clecius (Nutec) e Crisiana Andrade (Nutec); e” Aproveitamento de Recursos Naturais”, com os professores Carlucio Roberto Alves (Uece), Maria Izabel Florindo Guedes (Uece) e Nilberto Falcão (Uece) e Ieda Nadja (Nutec).

A ideia é que a parceria gere novos frutos, com a realização de outros workshops.