Workshop debate estudos sobre o Atlântico Equatorial nesta sexta-feira (23/02)

21 de fevereiro de 2018 - 18:12

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Centro Internacional de Pesquisas Atlânticas (Air Center) realizam, na próxima sexta-feira (23/02), workshop com o tema “Convergência das Ciências do Espaço, Oceano, Energia e Clima no Atlântico Equatorial – Contribuições para o Air Center”. O evento também conta com o apoio do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) e ocorre na sala dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada na Reitoria.

Entre os temas que serão abordados, estão “Ciência e Tecnologia Espacial e do Ambiente” e “Aprofundando o Conhecimento sobre o Atlântico Equatorial”, além da apresentação e assinatura da Carta de Fortaleza, que resumirá as principais deliberações extraídas das discussões.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a implementação Air Center foi formalizada por meio da Declaração de Florianópolis, em novembro de 2017. A organização multilateral a ser sediada nos Açores terá como objetivo pesquisar mudanças climáticas, sistemas de energia, ciências espaciais e de dados no Oceano Atlântico. Além de Brasil e Portugal, assinaram o memorando Angola, Cabo Verde, Espanha, Nigéria, Uruguai e a Região Autônoma dos Açores.

De acordo com o professor da PPGA e diretor de Desenvolvimento Institucional e de Gestão de Cidades do Idesco, Hermano Carvalho, o Ceará também possui um acordo exclusivo com o centro. “O Air Center – Polo Ceará será formatado em rede. Porém, a forma de funcionamento (modelo de gestão) será discutida no evento”, explica.

Entre os convidados para o workshop estão o reitor da Uece, Jackson Sampaio; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda; o coordenador para Mar e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Andrei Polejack; e os presidentes da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno, e da Comissão Executiva e coordenador da Comissão Instaladora do Air Center, Antônio Sarmento, além de professores e pesquisadores da área.