Web Rádio Ajir certificou participantes na XX SU

18 de novembro de 2015 - 12:13

Professores e estudantes da Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná e do Cuca Mondubim que participaram do programa “Em sintonia com a saúde (S@S)”, da Web Rádio Ajir, no período de setembro de 2014 a julho de 2015, foram certificados em solenidade durante a VIII Mostra de Extensão da Proex, na XX Semana Universitária da Uece.

alt

O evento aconteceu na última quinta-feira, 12, no Auditório Central, Campus Itaperi, com a presença do reitor Jackson Sampaio, da pró-reitora de Extensão, Claudiana Alencar, do coordenador do projeto de extensão “Em sintonia com a saúde (S@S)”, Augusto Martins, da coordenadora do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS), Lucilane Sales, da Líder do Grupo de Pesquisa: Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva cadastro no CNPq, Rocineide Ferreira, e de professores, bolsistas de extensão e estudantes pós-graduação.

alt

O projeto aborda temática de promoção e educação em saúde das juventudes. Integram as atividades do programa de estudantes da graduação em Enfermagem, Educação Física, Letras e Ciência da Computação, que são bolsistas de extensão, pesquisa e permanência. Os participantes produzem o programa na sala estúdio da Uece e também mobilizam a recepção do programa nas Escolas e no Cuca Mondubim.

alt

Foram realizados 26 programas ao vivo, com a interação de 512 participantes dessas duas instituições, com acesso ao áudio e vídeo em tempo real. A Web Rádio Ajir é um canal online na internet, articulado pelo LAPRACS, do curso de Enfermagem, com a Associação dos Jovens de Irajá (Ajir), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e tem com objetivo dialogar com as juventudes sobre saúde, cultura e direitos humanos.

O site da emissora conta com 76.689 acessos de ouvintes até este mês. Atualmente, participam da programação semanal, escolas de Fortaleza, Cuca Mondubim e uma Escola de Picos no Piauí. Na pesquisa científica foram elaboradas 12 monografias de graduação e uma dissertação de Mestrado Acadêmico a partir dessa experiência.

Para o professor Augusto Martins, “a relevância desta iniciativa é o compartilhamento e a produção de conhecimentos através de um veiculo de comunicação na internet que atravessa territórios e estabelece diversos modos de comunicar o cuidado da saúde humana”. Ressalta ainda que os estudantes de graduação e pós-graduação experimentam a pesquisa, o ensino e a extensão com prática indissociável.

O acesso ao conteúdo da emissora digital é feito pelo site: www.uece.ajir.com.br e para interagir com a produção dos programas são utilizados os canais: Twitter: @radioajir, Skype: radioajir, Facebook: Web Rádio AJIR, WhatsApp: 85-988728837 e para escutar no celular é possível baixar no “Play Store”o aplicativo: tunein rádio e pesquisar Web Rádio Ajir.