Votação para tema da XXI Semana Universitária será encerrada domingo, dia 24

21 de julho de 2016 - 12:51

Alunos, professores e servidores efetivos e terceirizados da Uece que ainda não votaram no tema da XXI Semana Universitária terão até o próximo domingo, dia 24, para dar sua opinião.

Até a manhã desta quinta-feira (21) a enquete já recebeu mais de 4.000 votos. O tema que está a frente é “Ciência e ética: um diálogo possível”, com 75,5% das escolhas. A enquete está disponível na seção “Serviços”, na parte inferior do lado direito do site da Uece.

Veja os temas:

Ciência e ética: um diálogo possível

A atual conjuntura sociopolítica brasileira tem provocado no âmbito da sociedade um intenso debate sobre o comportamento ético da nossa população. Nas universidades, essa polêmica também tem encontrado seu espaço de reflexão, com especial atenção ao papel da ciência na superação das desigualdades existentes em nosso país. Neste sentido, a XXI Semana Universitária da UECE deve provocar um diálogo que questione a possibilidade da ética e da ciência estarem alinhadas nas suas caminhadas.

Conhecimento e ética: caminho para uma nova realidade social

A relação entre a produção do conhecimento e a ética, compondo o tema XXI Semana Universitária da UECE, proporcionará discussões sobre o caminho para uma nova realidade social. Pretende-se com essa discussão a compreensão de que a produção do conhecimento deve passar pela formação ética dos indivíduos na sociedade, de forma crítica e democrática, levando em consideração as relações interpessoais e os conflitos existentes no cenário atual.

Universidade e produção do conhecimento: desafios da formação para o exercício da ética e da cidadania

A universidade deve refletir criticamente sobre o seu papel no processo de produção e socialização de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos éticos e conscientes dos desafios de seu tempo. A atualidade é marcada por profundas transformações societárias que exigem não apenas competência teórico-metodológica para decifrar a realidade, mas também compromisso ético-político para transformá-la no sentido da emancipação social. É esta reflexão que se pretende fazer na XXI Semana Universitária.