Visitas técnicas na usina de energia solar MPX Tauá serão conduzidas por estudantes da Uece

25 de agosto de 2011 - 18:53 #

O treinamento dos universitários tem início previsto para setembro

O convênio entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a empresa MPX vai permitir a formação de trabalhadores na área de energia solar fotovoltaica na usina MPX Tauá. O público alvo serão os estudantes de cursos de graduação do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec/Uece), localizado em Tauá.

O objetivo é capacitar os universitários para atuarem como receptivos para as visitas técnicas na usina. A formação, prevista para ter início em setembro, constará de treinamento de 40 h/aula, com dois módulos, sobre energia solar fotovoltaica e relações interpessoais. A viabilização financeira partirá da MPX, que também acompanhará o desempenho dos estudantes. A coordenação curricular, a orientação dos universitários e a execução financeira será realizada pela Uece.

De acordo com o diretor de Pesquisa da Uece e um dos coordenadores da iniciativa, professor João Bosco Verçosa Leal Júnior, o treinamento será dado a até 20 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Pedagogia. As aulas serão no próprio campus da Uece em Tauá.

Com a formação concluída, os alunos com melhor desempenho já serão encaminhados para a atuação na usina. “Eles receberão uma bolsa de extensão tecnológica, que terá vigência de 12 meses. Terão ainda a orientação de um professor nas atividades”.

Além deste treinamento, o convênio entre a Uece e a MPX vai possibilitar o monitoramento, pela universidade, dos dados obtidos na operação da usina solar. Nesse processo, os dados emitidos pela estação meteorológica da usina, como radiação solar, temperatura ambiente e temperatura na superfície dos painéis solares, vão subsidiar estudos técnicos-científicos e ajudar na aprendizagem dos estudantes.

A MPX é uma empresa do grupo EBX, que instalou a primeira usina de energia solar em escala comercial da América Latina, em Tauá. Dentre os motivos para a escolha da cidade estão seus altos índices de radiação solar ao longo de todo o ano e a infraestrutura oferecida. A usina começou a operar no dia 4 de agosto, com capacidade inicial de 1 MW, o suficiente para suprir de energia 1,5 mil famílias.