VIII Encontro do programa de bolsas de estudos e permanência universitária

22 de outubro de 2019 - 15:20 # #

Aconteceu hoje, 22 de outubro, no auditório central da UECE campus Itaperi o VIII Encontro de estudos e permanência universitária – PBEPU (PRAE) com a palestra Mudanças climáticas globais e a sustentabilidade ambiental do bioma caatinga ministrada pelo professor Arnóbio de Mendonça Barreto Cavalcante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

O professor Emerson Mariano, pró-reitor de Políticas Estudantis, abriu o encontro falando sobre a importância da UECE: “A Universidade Estadual do Ceará tem um papel muito importante na formação e produção de conhecimento tanto no estado do Ceará como no Brasil e figurando também nos rankings mundiais e os encontros universitários servem para divulgar uma parcela desse conhecimento que aqui é gerado”.

O professor Arnóbio iniciou sua fala apontando a importância do tema: “É preciso dizer que esse tema está no topo da agenda mundial, por uma questão de sobrevivência. Eu trago aqui pra vocês o que existe de atual nessa temática e particularizo um pouco para o bioma caatinga, que é onde a gente está situado e é o bioma que nós mais interagimos”, afirma o professor Arnóbio.

O professor além de apontar a importância do tema, afirma a urgência do seu estudo, além da urgência de mudança de comportamentos “não existe unanimidade sobre a questão do aquecimento global, mas há um consenso científico de que o aquecimento global é alto, é intenso e pode ser medido e no ano passado superamos a barreira do 1 grau celsius, isto é, de 1880 até 2018 o planeta já aqueceu 1 grau celsius.”