Vice-Prefeita de Toledo recebe Alunos do Curso ESTO

19 de julho de 2011 - 15:17 #

O Curso de Espanhol em Toledo – ESTO, promovido pela Universidade Estadual do Ceará – UECE- em parceria com a Universidad Castlla La-Mancha-UCLM, que oportunizou a  ida de 61 alunos à Espanha, está chegando ao fim.  Após um mês de aulas, excursões, programações culturais, aulas de flamenco e filmes em espanhol, pode-se afirmar que essa foi uma experiência e aprendizado inesquecíveis a todos que fazem parte deste Programa.

Na última segunda-feira, 18/07, os alunos do Curso ESTO foram recepcionados pela vice-prefeita de Toledo, Paloma Heredero. A cerimônia foi realizada no prédio da prefeitura, na sala destinada a receber destacadas autoridades. Isso só ratifica a importância que os alunos têm não só para a UCLM, mas também para a cidade.

Diante da relevância do grupo brasileiro constituído pela UECE, que é o maior de todos os países, a coordenação do Curso ESTO convidou uma aluna para que representasse todo o grupo fazendo  um depoimento. Nessa ocasião, Juliana Melo ressaltou: “Llevaremos para Brasil un poco de todo que vivimos acá: el idioma español, la ciudad estupenda y bien administrada que es Toledo, los muchos amigos que hacemos, los profesores que tanto se esfuerzan para darnos la mejor enseñanza que podríamos tener y, principalmente, la voluntad de estudiar cada vez más la lengua y cultura hispánica… Podemos decir que superamos todas nuestras expectativas!”.

Quinta-feira, 21/07, avaliações finais aplicadas e certificados entregues, realizar-se-á a festa de despedida. Mais uma vez, marcando sua inigualável presença, os alunos farão apresentações tipicamente brasileiras destacando-se uma banda de percussão que tocará samba com instrumentos musicais feitos com materiais reciclados e uma animada apresentação de dança no ritmo forró.

Sábado, 23/07, os alunos embarcarão de volta ao Brasil. Entretanto, tudo o que foi vivenciado em Todelo/ Espanha serviu para fomentar o interesse em aprender ainda mais o idioma hispânico, o que significa que a UECE, na administração Assis Araripe, está conseguindo atingir um dos seus grandes objetivos que é dar oportunidade à sociedade de se qualificar e ampliar os horizontes do saber.