Viagem da solidariedade

12 de dezembro de 2013 - 18:00

Quinze alunos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e dois de outra instituição de ensino superior, além das três coordenadoras da Ação Solidária UECE, embarcaram na manhã de quarta-feira, dia 11, em um microônibus, para entregar as doações feitas durante a XVIII Semana Universitária, de 25 a 29 de novembro, quando foi lançada a iniciativa, que teve apoio do SuperLagoa Supermercados.

A primeira parada foi no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), que abriga a Casa do Sol Nascente para crianças e adultos. Leidiane Moura, coordenadora administrativa, recebeu o time de voluntários e informou que as duas unidades abrigam 16 crianças de zero a 12 anos e 12 adultos. Entre eles, a mais nova hóspede, a simpaticíssima Cleia, que chegou há duas semanas, e emana alegria de viver.

alt

Depois foi a vez da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, que abriga, desde 2001, 41 crianças de zero a 17 anos que estão em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal. Quem estava lá era o padre Renato Cheira, fundador da entidade e filiada à Pastoral do menor, desde 1989.

alt

Na Casa do Menor, o responsável pela doações, Leonardo Vasconcelos, mostrou aos voluntários as instalações onde ficam as crianças e os adolescentes. São nove crianças de zero a dois anos, e uma delas é a doce Bianca. A entidade abriga ainda doze de 3 a 6 anos, nove de 7 a 11 anos, e onze de 12 a 17 anos.

Terminado no CEU, o time animado e enjado de voluntários retornou para o Campus do Itaperi, para almoçar no Restaurante Universitário. Às 13h, seu Mágero, sempre sereno e amigo, já está ao volante do microônibus para dar continuidade ao dia de festa.

alt

Primeira parada da tarde é na Casa de Nazaré, no Montese, que tem 74 anos de existência. De gestos suaves e voz mansa, irmã Josenira dá as boas-vindas aos voluntários do Ação Solidária UECE e os guia pelas dependências muito bem cuidadas da entidade, que aceita apenas idosas do sexo feminino, que, no momento, somam 36 senhoras.

alt

Do Montese para o Parque Araxá, onde funciona a Casa para Senhoras Idosas do Emaús. Lá estão 22 mulheres que são cuidadas por Emília Leite e três ajudantes em uma casa que com o tempo foi transformada em abrigo.

alt

Última parada do dia: Casa Abrigo Cristo Redentor, no bairro do mesmo nome. O time de voluntários da UECE é recebido por Imaculada Vieira Rios, exuberante e transbordando de amor pelo que faz. Ela diz que no momento a entidade conta com 102 crianças, de zero a 12 anos, que se encontram em situação de abandono, vítimas de violência e/ou perdidos.

Começa a viagem de volta para o Campus do Itaperi. Está todo mundo cansado, suado, meio que chocado por dar de cara ao longo do dia com histórias crueis, que chegam a ser desumanas. Mas ninguém está desesperançoso, nenhum acha que a situação não tem mais jeito. Pelo contrário. Cansados, quase desidratados, esbaforidos. Mas contentes, plenos, saciados. Aflora a consciência de que todos precisamos uns dos outros. Solidariedade ilumina pois traz sol em seu próprio nome, em si, em ti, em mim, em vós, em nós.

Doações feitas ao Ação Solidária UECE serão entregues quarta-feira