VI Escola de Verão de Química da UECE

10 de julho de 2009 - 13:05 #

A Universidade Estadual do Ceará vai reunir no período de 13 a 17 de julho de 2009, pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área de Química na VI Escola de Verão de Química (EVEQ). A solenidade de abertura do evento acontecerá às 15h no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. A Conferência de abertura intitulada “Química Verde: O Novo Desafio para o Ensino da Química”, será proferida pelo professor Osvaldo Beserra Carioca (UFC/PADETEC/UECE). Além desta, haverá ainda mais três palestras: “RMN na Caracterização de Produtos Naturais de Plantas Nordestinas”, ministrada pela professora Nilce Gramosa Pompeu de S. Brasil (UFC); “Contexto da Fitoterapia no Ciclo da Assistência Farmacêutica”, professora Maria Teresa Feitosa Pessoa de Carvalho (NUFITO); “Óleo de Semente de Algodão: Tecnologia e Aplicação”, professor Fernando Augusto Silveira Jorge (COCENTRAL).

Ainda como parte da programação do evento, nove cursos serão ofertados como: Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, com 40 vagas; Bioquímica Experimental, com 20 vagas; Avanços em Biotecnologia e Nanobiotecnologia de Alimentos, com 40 vagas; Cromatografia Líquida de Alta Resolução, com 20 vagas; Técnicas de Biologia Molecular Aplicada a Plantas, com 40 vagas, dentre outros. Todos os cursos acontecerão nos turnos da tarde e noite, nos horários das 13h30 às 17h e das 18h às 21h30, respectivamente.

A pesquisadora Selene Maia de Morais, coordenadora do curso de Químicada UECE, ministrará o curso sobre Biodisel, abordando a definição de Biodiesel,  a reação de transesterificação, a composição e estrutura de óleos e gorduras, ácidos graxos saturados e insaturados como: mamona, pequi, canola, soja, girassol e gorduras animais e métodos de preparação com metanol e etanol. Maiores informações no blog: www.escoladeveraodequimica.zip.net.