VI Encontro de Geoarqueologia da América Latina está com inscrições abertas

6 de abril de 2018 - 16:49

alt

O VI Encontro de Geoarqueologia da América Latina (VI Gegal) está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos até 29 de junho. O tema desta edição é “Geoarqueologia e Mudanças Climáticas: Contextos, Cultura Material e Paisagem” e o evento será realizado na cidade de Ubajara, de 23 a 27 de setembro de 2018.

Um dos motivos para a escolha da Cidade é que, em prospecções realizadas por membros do projeto, foram identificados sítios arqueológicos na Serra da Ibiapaba, nos municípios de Viçosa do Ceará, Ubajara e Ibiapina. Os locais, segundo os vestígios, foram registrados como sítios de Arte Rupestre e Cerâmicos – e a programação inclui visita dos participantes a dois deles.

alt

Participam da abertura do Congresso os coordenadores do evento, professores Marcélia Marques (Uece) e César Ulisses Veríssimo (UFC); o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Herbest Lobo; o chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota; o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Jorge Eremites de Oliveira; além de palestra com o professor Cristian Favier-Dubois, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires.

O Gegal foi criado em 2012 na cidade de Goiânia, durante a VI Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul (TAAS). Desde então, realiza oficinas em forma de rodízio entre os países participantes. Já foram feitos encontros nas cidades de Olavarria – Argentina (2013), Los Vilos – Chile (2014), Quito – Equador (2015), Las Palomas – Uruguai (2016) e Manizales – Colômbia (2017).

alt

O evento é realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), pelo Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará (Narce), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Ibama.

Serviço – Cronograma do VI Gegal
Prazo limite de inscrição: 29 de junho de 2018.
Data da divulgação dos trabalhos aprovados: 13 de julho de 2018.
Prazo limite de envio dos trabalhos completos, na íntegra, para publicação: 20 de setembro de 2018.
Encontro: 23 a 27 de setembro, em Ubajara (Ceará).
Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas na página do VI Gegal e pelos e-mails contato@vigegal.com.br e marcelia.marques@uece.br.