Vai começar na Uece a 16ª edição da Semana de Computação

29 de março de 2019 - 15:49 # # #

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site http://secomp.uece.br/

“Universo Blockchain”. Esse será o tema da Semana Universitária de Computação 2019, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento acontecerá a partir desta segunda-feira, dia 1º, e seguirá até 5 de abril, no Campus Itaperi.

“Blockchain é uma tecnologia criada há pouco mais de 10 anos, que permitiu o desenvolvimento da criptomoeda Bitcoin”, explica o coordenador da Secomp, professor Jerffeson Teixeira de Souza.

De acordo com o docente, o tema escolhido se refere a uma tecnologia que indica mudanças para a sociedade e oportunidades para os profissionais da área. “Para além das criptomoedas, a tecnologia Blockchain tem uma ampla gama de aplicações, de um poder discutido em vários mercados. Existe uma expectativa que essa tecnologia vá alterar, inclusive, a forma como nós negociamos, como armazenamos informações; o setor financeiro deve sofrer alterações. Então, há uma expectativa muito grande com relação aos impactos que essa tecnologia traz, e a Secomp vai discutir seus potenciais e as oportunidades proporcionadas por ela para os profissionais da área da Computação”.

Em torno do tema, a Secomp oferecerá aos participantes cinco dias de palestras, cursos, workshops, mesa redonda, além de sua já tradicional Maratona de Programação, competição voltada para a solução de problemas computacionais em um determinado período de tempo com premiações para os vencedores; e o GameShow, jogo de perguntas de respostas que tem como objetivo proporcionar um momento de descontração e testar os conhecimentos dos estudantes.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no site http://secomp.uece.br/

A Secomp é organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciência da Computação da Uece, com apoio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da empresa júnior Acens e da startup CryptumLab.