V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais ocorreu na Uece

2 de dezembro de 2015 - 19:26 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com as Universidades Federal do Ceará (UFC), Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal da Paraíba (UFPB), promoveu no período de 26 a 28 de novembro, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, o V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, que teve como tema  Feminismos, cidadania e participação política no Brasil.

Em sua fala, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, destacou os principais projetos desenvolvidos pela universidade como também apresentou dados e a dimensão da instituição, nos seus 40 anos de existência.

Essa edição comemorou não apenas uma década da realização do Seminário, mas também 80 anos da garantia, por lei, da conquista do voto feminino que abriu espaço para a inserção política da mulher e consequentemente um avanço no exercício/vivência de sua cidadania.

As edições anteriores aconteceram na UFPB, sendo esta, a primeira sediada em Fortaleza. O Seminário contou com pesquisadores, estudantes e professores das mais diversas Instituições de Ensino Superior, membros de outras entidades educativas, organizações não governamentais e movimentos sociais de todos os estados do país.

A programação constou de mesas redondas e apresentação de trabalhos. A conferência de abertura foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Celi Regina Jardim Pinto, que discutiu o tema central do evento.

O encontro contou a participação das professoras Maria Helena de Paula Frota (coordenadora da Mesa 2 – que abordou o tema Gênero, mulher e reforma política, e Maria do Socorro Ferreira Osterne que ministrou palestra na Mesa 3 – com o tema Gênero, política e identidades. O diretor do Centro de Educação (CED), professor Albio Sales marcou presença na abertura do evento.