V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária inicia nesta terça na Uece

10 de abril de 2018 - 12:38

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, nesta terça-feira (10/04), aula pública com o tema “Atualidade do Pensamento Marxista: Desafios em Tempos de Crise!”, a partir das 18h, com a presença do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. O evento ocorre no auditório Central da Uece, localizado no campus Itaperi, dando início das atividades, no Ceará, da V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, realizada por dezenas de universidades em todo o País durante este mês.

O objetivo da jornada é levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades e, assim, abrir um canal de diálogo e formação com os estudantes e movimentos sociais. Encontros, debates, palestras, exibições de teatro, filmes e feiras com produtos da Reforma Agrária são algumas atividades previstas na programação.

Participam ainda da construção da V Jornada, em Fortaleza, o MST, o Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (Comter), o PET-História/UFC, a Residência Agrária/UFC, o Departamento de História e Geografia da UFC, o Grupo de Pesquisa e Articulação Educação, Geografia e História da Uece (Naterra) e o Núcleo Tramas.

Também contribuem com o evento os centros acadêmicos de História e Ciências Sociais, o Núcleo Viés Economia, o Plebeu Gabinete de Leitura, o FEAB, o Levante Popular da Juventude, além de estudantes, professores, ativistas sociais, entre outros.