Universo das Letras em festa no dia 18 de abril

17 de abril de 2013 - 17:11

alt 

Amanhã, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. Comemora-se a efeméride nesta data em virtude de outra comemoração: a do nascimento de Monteiro Lobato, que veio ao mundo em 1882, em Taubaté, no interior de São Paulo.

No Natal de 1920, Lobato publicou “A Menina do Narizinho Arrebitado”, primeiro livro da série de aventuras que trazem Dona Benta, Pedrinho, Tia Nastácia, Cuca, Saci, Visconde Sabugosa e inesquecível Emília.

Monteiro Lobato virou “gás inteligente” – o modo como costumava definir a morte – no dia 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.

Além de escritor, Monteiro Lobato era também jornalista e editor. Daí porque em 18 de abril comemora-se também o Dia do Editor e do Autor.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem muito o que comemorar nesta data.

A UECE tem uma editora, a EdUECE, que tem como finalidade a publicação de obras do conhecimento científico, cultural e didático produzido pela UECE, ou fora da Instituição, reconhecendo e incorporando resultados intelectuais de qualidade gerados por diversos segmentos acadêmicos e intelectuais.

Clique aqui e confira os títulos da EdUECE na livraria virtual da editora.

O Curso de Graduação em Letras é ofertado em quatro campi da UECE: o de Fátima, no Centro de Humanidades; na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

O Curso de Letras em Fortaleza oferece Licenciaturas em Português, Inglês, Francês e Espanhol, além de Bacharelado em Inglês e Português. As graduações no Interior são todas Licenciaturas.

O Curso de Letras tem ainda o Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), com Mestrado e Doutorado e dispõe de oito grupos de pesquisa.