Universidades holandesas investem no Brasil

27 de março de 2013 - 16:24

Entusiasmadas com o sucesso do programa Ciência sem Fronteiras Holanda, as universidades holandesas anunciaram uma série de ações para atrair estudantes brasileiros em 2013, especialmente em áreas e níveis não contemplados pelo CSF. Nesse contexto, o Nuffic Neso Brasil, escritório que representa o ensino superior holandês no Brasil, acaba de lançar o Orange Tulip Scholarship (OTS), programa de oferece bolsas de estudo de até 10 mil Euros. As inscrições para os cursos de nível superior na Holanda com início em setembro de 2013 ainda estão abertas e os estudantes que pretendem iniciar programas de graduação ou mestrado no país ainda esse ano podem se candidatar ao OTS

Como funciona?

O interessado deve entrar em contato direto com as instituições participantes e verificar os requisitos necessários para admissão. Os critérios variam de acordo com a universidade escolhida, mas proficiência na língua inglesa e documentos que comprovem grau de escolaridade são mandatórios. Vale lembrar que todo material deve apresentar tradução juramentada para o inglês.

Os que desejam se aplicar para o programa de bolsas devem preencher o formulário de inscrição, disponível em https://www.nesobrazil.org/ots, e enviar por e-mail para info@nesobrazil.org.

As inscrições vão até o dia 14 de abril e o resultado da seleção será divulgado até 22/04 (veja quadro abaixo). Quem já está inscrito para algum programa de nível superior que integre o OTS também pode participar. Nesse caso, basta preencher enviar o formulário para o Nuffic Neso Brazil.

Atividade                                          Datas

Período de inscrição -19 de março a 14 de abril

Resultado das inscrições e anúncio de concessão de bolsas –  22 de abril

Conheça as universidades que fazem parte do programa, cursos disponíveis e pré-requisitos em www.nesobrazil.org/ots

Dúvidas sobre a bolsa podem ser encaminhadas para o e-mail info@nesobrazil.org

Sobre a Holanda

Com 12 das 14 universidades de pesquisa alocadas no top 200 do ranking das melhores do planeta (sendo 7 delas no top 100), a Holanda possui o segundo melhor sistema de ensino superior da Europa e o terceiro melhor do mundo segundo o Times Higher Education Ranking (2012). Um resultado impressionante para um país com apenas 15 milhões de habitantes e uma área territorial menor que o Estado do Rio de JaneirUniveo.

Sem fins lucrativos e financiados pelas universidades e pelo próprio governo holandês, os Países Baixos oferecem mais de 1700 cursos, ministrados em inglês, entre opções de graduação, MBA, mestrado, doutorado e outras especializações.

Para conhecer as opções oferecidas acesse www.nesobrazil.org/encontreseucurso

O Nuffic Neso Brasil, escritório que representa o ensino superior holandês no Brasil desde 2008, orienta e informa gratuitamente os estudantes interessados em estudar na Holanda. Para informações completas acesse: www.nesobrazil.org

Fonte: Planeta Universitário