Universidade Estadual do Ceará completa 42 anos de fundação

7 de março de 2017 - 12:10

Neste domingo, dia 5 de março, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) chegou aos seus 42 anos de existência. São mais de quatro décadas produzindo e disseminando conhecimentos e formando profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região.

Esses 42 anos foram marcados pela luta constante em busca de melhorias e pelas conquistas alcançadas, capazes de beneficiar não somente alunos, servidores e professores, mas toda a população cearense.

Foram mais de 64 mil graduados entregues ao mercado de trabalho, além de muitos outros profissionais que passaram pela Uece para cursos de pós-graduação Lato e Stricto Senso. A Uece possui atualmente 78 cursos de graduação, 392 de especialização, 33 de Mestrado e 12 de Doutorado, além da oferta de cursos de nível médio, sendo, a Uece, a única universidade estadual do Ceará a ofertar cursos técnicos.

Foram também 42 anos de projetos, parcerias e pesquisas de sucesso, que resultaram, por exemplo, no nascimento de dois clones ovinos, no desenvolvimento de analgésicos a base de venenos de animais, na produção de queijo coalho de maior qualidade e mais barato e na criação da primeira vacina de origem vegetal para combater quatro tipos do vírus da dengue.

Segundo o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, “a Uece é, pela 5ª vez, a melhor Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2016. É a única universidade do Brasil citada no Bright Green Book, o Livro Verde do Século XXI, e somos também a pioneira na interiorização do ensino superior”.

No RUF 2016 a Instituição teve seus cursos de Administração de Empresas, Computação, Ciências Contábeis e Pedagogia entre os 5% melhores do país. No ranking dos cursos no Ceará, Medicina Veterinária, Nutrição e Serviço Social ocupam a 1ª colocação entre os melhores do Estado.

Entre várias outras vitórias ao longo desses 42 anos está também o 1º concurso público para servidores técnico-administrativo da Uece, que foi realizado no último mês de fevereiro, com a oferta de 135 vagas.

Foram muitas as conquistas e ainda serão muitas as lutas. A Uece chegou até aqui com o envolvimento direto de seus professores, alunos e servidores, e continua contando com seus membros para que venham muitos outros anos de sucesso, sempre pensando no desenvolvimento do Ceará.