“Universidade, Estado e Sociedade” é o tema da XIV Semana Universitária da UECE

25 de agosto de 2009 - 14:47 #

A XIV edição da Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que acontecerá de 9 a 13 de novembro de 2009, terá como desafio compreender o espaço de todas as tensões que realiza a interface entre o Estado, Sociedade e Universidade. O evento vai reunir nos Campus do Itaperi, toda a comunidade acadêmica da UECE e visitantes de outras universidades. As inscrições para os trabalhos estão abertas até o próximo dia 22 de setembro.

A Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba, Marcionila Fernandes, será uma das conferencistas da XIV Semana Universitária e o tema de sua palestra será “A Conquista da Autonomia Universitária para a Universidade Estadual da Paraíba”, que tem tudo a ver com o tema da Semana Universitária da UECE deste ano. Professora Marcionila já confirmou presença.

A abertura do evento será às 9h do dia 9 de novembro, no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi. Há uma expectativa para apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos. Os participantes estarão reunidos durante cinco dias para atividades acadêmicas complementares e interdisciplinares em palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas, lançamento coletivo de publicações da Editora da UECE, concursos universitários, visitas técnicas, feiras e festas de integração.

A conferência de encerramento da XIV da Semana Universitária será no dia 13 de novembro das 9h30min às 11h, seguida da premiação para os melhores trabalhos apresentados, em que alunos e professores orientadores serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros e segundos colocados receberão ainda como prêmios R$ 600,00 e R$ 300,00, respectivamente. Os trabalhos inscritos estão relacionados com as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, prof. Jackson Sampaio,  disse que para realizar o evento conta com uma grande equipe integrada por professores, alunos e servidores coordenada pelo Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto. Segundo Jackson,  “nosso desafio, nesta XIV Semana Universitária da UECE, é compreender o espaço de todas as tensões que realiza a interface entre o Estado, que exerce a gerência pública, agrega financiamento por meio de impostos e implanta planos associados a políticas sócioeconômicas; a Sociedade, meio cotidiano da experiência humana, onde se geram as crenças, os ritos, os prazeres, os amores, os cuidados e os negócios; e a Universidade, lugar da formação profissional superior, da produção de conhecimento avançado e antena antecipadora de futuros, a indicar, por meio de uma ética crítica, os caminhos da civilização”.

Com um evento dessa abrangência, ganha, sobretudo, o conhecimento e por conseguinte, a comunidade acadêmica. Ao comentar um dos maiores acontecimentos realizado anualmente por essa universidade, Jackson Sampaio completou: “é por meio do XVIII Encontro de Iniciação Científica, do XV Encontro de Pesquisadores e do Encontro dos Comitês de Ética e de Biossegurança, que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordena a realização de uma extraordinária tarefa de nossa UECE e se solidariza com as demais Pró-Reitorias no esforço comum de apresentar um panorama completo da produção acadêmica anual”.

O Pró-reitor de Pós-Graduação dirige a seguinte mensagem à comunidade acadêmica: “As Semanas Universitárias da UECE, cuja história se inicia em 1996, constituem um painel científico, uma feira e uma festa. Que todos se digam bem vindos uns aos outros e vamos todos curtir a alegria de um bom trabalho”.

Inscrições e informações, bem como Normas Gerais para inscrição de Trabalhos, Encontro de Iniciação Científica e Encontro de Pesquisadores, normas para inscrições de resumos e normas para trabalhos completos concorrentes à premiação, no site do evento https://www.uece.br/semanauniversitaria.

Contatos: Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio Gomes Neto: 3101-9615
                  Pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Jackson Sampaio: 3101-9650