Universidade dos Estados Unidos e UECE estudam parceria

20 de outubro de 2009 - 14:34 #

Uma comitiva da Appalachian State University da Carolina do Norte, Estados Unidos, foi recebida, nesta segunda-feira (19/10), pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Assis Araripe. Na pauta, troca de idéias para futuras parcerias entre as duas Instituições de Ensino Superior. A Universidade Appalachian estava representada pelo seu Vice-Chanceler, Jesse Lutabingwa. Trata-se de uma visita para identificar os pontos de interesse das duas Universidades. A parceria deverá envolver intercâmbio de alunos e de professores das duas Instituições.

Na ocasião, a Pró-reitora de Extensão, Celina Ellery, fez um relato das experiências internacionais da UECE e a forma de como podem ser encaminhadas essas parcerias. O Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, em sua exposição, relacionou as prováveis áreas para os futuros convênios, com destaque para Energia Alternativa, Meio Ambiente, Saúde Pública, Gestão de Políticas, Lingüística, com seus devidos temas. Aproveitou a oportunidade para falar da XIV Semana Universitária, que acontecerá de 9 a 13 de novembro, no Campus do Itaperi, com ênfase para os cerca de 2.505 trabalhos científicos inscritos este ano, batendo todos os recordes em relação aos anos anteriores.

O Vice-Chanceler da Universidade Appalachian, Jesse Lutabingwa, após ouvir os representantes da UECE, disse que há viabilidade para “trabalharmos juntos”. Frisou que a sua viagem a Fortaleza foi para colher dados, conhecer quais as maiores pontos de identificação entre as duas Universidades. Ele quer aprofundar esses conhecimentos para as futuras parcerias. Disse que alguns projetos já foram iniciados no Ceará, nas áreas de gases e aterro sanitário. Segundo ele, na Carolina do Norte, o projeto na área de gases é avaliado para aproveitamento do gás metano. No final, o Vice-Chanceler presenteou o Reitor Assis Araripe com o símbolo da Universidade Appalachian, que tem forma de um globo terrestre, onde consta a logomarca da Instituição, os continentes, bandeiras do Estado e da Universidade e relógio.

O Reitor Assis Araripe fez um pequeno relato sobre a UECE e disse que se houver uma parceria entre as duas Universidades haverá uma troca mútua de oportunidades. O Reitor Assis Araripe disse que tem um sonho: “que a UECE se torne uma Universidade de referência, também, internacional. Espero que isso aconteça num futuro breve”.

Na comitiva do Vice-Chanceler da Universidade Appalachian, Jesse Lutabingwa, estavam o assistente de Relações Internacionais da Universidade Appalachian, Martin Meugnan, diretor de Administração Pública, Harvin Hoffman, Jeff Ramsole e Jeremy. Presente também, a diretora de Pesquisa e Extensão da Universidade do Parlamento Cearense, Anna Valéria Sampaio. Da parte da UECE, além dos Pró-reitores Jackson Sampaio e Celina Ellery, presentes, ainda, o Pró-reitor de Planejamento, Vladimir Spinelli, a professora Edna Cardoso, a chefe de gabinete Ednilma Álvares e assessores.

Contato: Pró-reitora de Extensão, profa. Celina Ellery, 3101-9655