Universidade do Porto e Uece fortalecem parceria

22 de janeiro de 2019 - 16:43

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu no gabinete da Reitoria, Campus Itaperi, na última sexta-feira (18), visita do reitor da Universidade do Porto (UP), de Portugal, António Sousa Pereira, acompanhado pela pró-reitora de Desporto e Qualidade de Vida da instituição portuguesa, Joana Carvalho.

O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria existente entre as universidades. “Nossa visita é para transmitir essa mensagem que a Universidade do Porto está de portas abertas para desenvolvermos ramificações em nossas atividades”, disse o reitor visitante.

A Uece e a UP possuem convênio que tem como objetivo fundamental estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições, em todos os campos de comum interesse. Entre as finalidades estão a realização de intercâmbio de estudantes e de professores das duas universidades, de pesquisas em campos específicos e de eventos, como o XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, ocorrido em setembro de 2018, na Uece, presidido pelo coordenador do curso de Educação Física da Uece, Adriano Loureiro.

O reitor Jackson Sampaio destacou outros frutos da parceria. “Até julho deste ano será lançado um livro escrito a quatro mãos, decorrente da missão que o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) realizou, em outubro de 2018, durante duas semanas, na cidade do Porto”. Falou ainda sobre os intercâmbios já realizados que, de acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Escritório de Cooperação Internacional (Ecint/Uece), por meio do Projeto Ciência sem Fronteiras (PsF) e do Programa de Licenciatura Internacional (PLI), ambos do Ministério da Educação, levaram inúmeros estudantes de graduação da Uece para a UP. No caso do PLI, “os três projetos executados junto à UP envolveram 20 alunos, dos quais 12 já estão em condições de serem diplomados”, ressaltou. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) identificou professores da Uece que realizaram doutorado sandwich e experiências pós-doutorais, enfatizando a verticalidade da cooperação na pós-graduação e na pesquisa.

Na missão acadêmica mencionada pelo reitor, realizada em outubro, o próprio reitor da Uece esteve em Portugal com comitiva da instituição, formada por professores e estudantes de pós-graduação. O grupo foi em missão acadêmica com o intuito de conhecer o funcionamento do sistema de saúde português e construir novas parcerias com docentes e profissionais do país. A missão surgiu a partir da disciplina Sistemas Comparados de Saúde, do PPSAC, programa coordenado pelo professor Antonio Rodrigues Ferreira Júnior.

O reitor português entregou ainda ao reitor Jackson Sampaio um pen drive contendo informações sobre a UP, sob forma de uma chave, ato simbólico que representa, segundo o reitor António Pereira, as portas abertas da Universidade do Porto para a Uece.

Estiveram presentes também na reunião, para receber os visitantes da UP, o chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, Edmar Pereira; pró-reitores ou representantes das Pró-Reitorias, diretores de Centros, a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Sônia Castro; o coordenador do PPSAC, Antonio Junior; a docente da Faculdade de Crateús (Faec/Uece) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), Lia Pinheiro; o coordenador do curso de Educação Física, Adriano Loureiro; o pró-reitor de Relações Internacionais da Unilab, representando a Reitoria da instituição, Carlos André Moura Barros; o representante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Roberto Pinto; a presidente do Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (INGETI), Catarina Mirza; e estudantes do PPSAC que participaram da missão acadêmica realizada em outubro de 2018.