Unidade móvel do Hemoce na Uece resulta em mais de 80 doações

9 de setembro de 2015 - 13:10

O sol escaldante do meio-dia não impediu que muitos candidatos interessados doar sangue desistissem de seu objetivo. Acolhidos na sombra do grande pé de bambu, no estacionamento da Reitoria, no Campus do Itaperi, eles resistiram à convocação de seus estômagos que, àquela hora, precisavam se alimentar, mas eles estavam ali para alimentar outra necessidade: a de fazer o bem!

alt

Pensando em milhares de outros cidadãos que estavam em situações de risco em hospitais, alunos, servidores e professores aproveitaram a presença da unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) na Universidade Estadual do Ceará (Uece), no dia 1º de setembro.

A iniciativa de trazer o Hemoce ao Campus foi do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Biologia da Uece, como parte da programação da XII Semana da Biologia.

A parceria resultou em 110 candidatos apresentados. Desse total foram 82 doadores de sangue, 25 inaptos e três desistentes, além de 28 cadastros para doação de medula óssea.

De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, as doações realizadas renovam diretamente a esperança de muitos pacientes internados nas unidades públicas de saúde do estado.

“Contamos que seja sempre possível repetir a experiência e que, juntos, consigamos contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel”, finaliza a coordenadora.