Único clone ovino do Brasil produzido na UECE está prenhe

31 de março de 2015 - 12:36 #

Uma borrega da raça Santa Inês, único clone ovino do Brasil, nascida no dia 12 de maio de 2014, está prenhe. O clone foi produzido na Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), como resultado de uma parceria científico-tecnológica entre os professores e pesquisadores da UECE, Ana Paula Rodrigues e José Ricardo de Figueiredo, e os professores da McGill University de Montreal, Canadá, Vilceu Bordignon e Hernan Baldassarre.

A pesquisa conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no escopo do Programa de Cooperação Internacional. Os experimentos para a produção do clone foram realizados durante os anos de 2013 e 2014, no Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA).

A borrega que está com pouco mais de 10 meses de idade é de propriedade da Fazenda Haras Chicote, localizada em Aquiraz, é um clone da ovelha, mãe do carneiro Landhover, único animal bicampeão da raça Santa Inês no Brasil. A futura mamãe está muito bem e todos aguardam ansiosamente pelo nascimento do seu bebê no início do segundo semestre. Na imagem abaixo, podemos ver a “Cloninha” na companhia de seu tratador, o Sr. Node.

Os pesquisadores cearenses são professores dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Biotecnologia (PPGB-Renorbio) da UECE.