UNEP/UECE integra Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica

7 de julho de 2014 - 11:16

A Unidade de Educação Profissional (UNEP), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acaba de se credenciar para compor, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC), do Ministério da Educação (MEC).

A UNEP concorreu no Edital nº 02, de 30 de maio de 2014 e foi contemplada com 200 vagas para o Curso de Técnico de Enfermagem e 200 vagas para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Com isso, a UNEP poderá oferecer cursos técnicos de nível médio gratuitos mediante financiamento do Governo Federal.

As aulas dos novos cursos estão previstas para iniciar em setembro de 2014 e os alunos deverão se inscrever para concorrer às 400 vagas no âmbito da bolsa-formação diretamente no site do SISUTEC, sendo pré-requisito de seleção o aluno egresso do ensino médio que tiver realizado o ENADE 2013, como informa o professor Nelson Arruda, diretor pedagógico-administrativo da UNEP.

UNEP

A UNEP foi criada em 2006 através da Resolução nº 301 do Conselho Diretor da FUNECE tendo como princípios norteadores a inclusão social com elevação da escolaridade e formação profissional de qualidade, o Compromisso com formação ética, política e estética, a Integração com a realidade social, o mundo de trabalho e as exigências da moderna tecnologia e a articulação com o ensino médio de forma integrada, concomitante ou subsequente e atualmente é primeira e única instituição ligada ao Ensino Superior Estadual do Ceará que participa do PRONATEC/SISTEC.

PRONATEC

O PRONATEC foi criado em 2011 com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira e tem como objetivos principais expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público através da articulação com a educação profissional e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores.

Saiba mais sobre o PRONATEC clicando aqui.

Mais informações com o professor Nelson Arruda, pelo email nelson.arruda@uece.br

UNEP é recredenciada para oferta de cursos técnicos até 2018