UNE recebe inscrições para 10ª Bienal em Fortaleza

31 de outubro de 2016 - 12:43

Décima edição do maior festival estudantil da América Latina vai ocupar o Ceará de 29 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017 em meio ao contexto cultural de resistência popular e reinvenção de linguagens, estéticas e formas de luta.

A Bienal da UNE, considerado o maior festival estudantil da América Latina, chega a sua 10ª edição e vai celebrar os seus quase 20 anos de existência com uma verdadeira ocupação cultural da capital do Ceará, Fortaleza.

Entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017, cerca de 10 mil estudantes vindos de todas as regiões do país vão se integrar ao povo cearense e fazer do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Praia de Iracema a referência da produção artística desenvolvida pela juventude brasileira.

Esta décima edição traz o tema Feira da Reinvenção, inspirado no potencial criativo do povo brasileiro e na possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta e de arte a partir da imagem das feiras populares.

A 10ª Bienal também dará início às festividades dos 80 anos da UNE, comemorados no dia 11 de agosto.

Inscrições abertas

Ao longo de seus quase 20 anos, a Bienal da UNE se caracterizou como principal instrumento de mapeamento e difusão da produção artística desenvolvida por jovens estudantes brasileiros. Esse reconhecimento se dá pela realização de uma grande mostra estudantil, ponto central do festival.

As inscrições dos trabalhos, que desta vez vão compor a diversidade desta mostra, já estão abertas. Qualquer estudante pode se inscrever em sete áreas: artes cênicas, literatura, música, artes visuais, audiovisual, ciência e tecnologia e projetos de extensão. Para isso, basta estar matriculado em uma instituição de ensino no ano letivo de 2016, acessar o site www.une.org.br, ler o regulamento e preencher o cadastro.

Já o estudante que não for apresentar trabalho, pode se inscrever como participante. O procedimento é o mesmo, mas haverá a cobrança de uma taxa (R$ 100,00 até o dia 10 de dezembro), que lhe dará direito a alojamento e acesso a todas as atividades da Bienal. Estudantes do ProUni e cotistas têm desconto de 30%.

Tema: Feira da Reinvenção

A Bienal da UNE, criada em 1999, tem como norte a investigação e celebração dos elementos mais intrínsecos da brasilidade, algo como o DNA do Brasil, a formação do seu povo.

Em meio a um dos momentos mais graves da história democrática brasileira, após o golpe de 2016, a UNE leva para a sua 10ª Bienal o tema Feira da Reinvenção, evocando o potencial criativo do povo brasileiro frente às adversidades, e a imagem e o conceito da feira livre na cultura nacional. A Bienal é, portanto, uma espécie de desafio criativo para o movimento social e cultural do país, permitindo um espaço de exposição e trocas baseado na reinvenção.

O que: 10ª Bienal da UNE
Quando: 29 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017
Quanto: R$ 100 (até 10 de dezembro)
Onde: Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema Fortaleza, Ceará)