Uma transmissão de cargo inédita

25 de maio de 2012 - 19:45 #

A solenidade de transmissão de cargo do novo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi marcada pela emoção e por um acontecimento inédito na história da Instituição (pela primeira vez, o reitor recebe o cargo de seu antecessor). O pesquisador Jackson Coelho Sampaio recebeu o cargo das mãos do professor Assis Araripe, ex-reitor. Na ocasião, o Reitor em Exercício, Célio Pires Garcia convida o professor Assis Araripe para entregar ao novo Reitor, a murça e a borla branca, que distingue a mais alta autoridade universitária. Os discursos foram calorosos e o primeiro a falar foi o ex-Reitor Araripe, seguido do atual Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, e por último, a palavra do Reitor Jackson Sampaio.

Com o Auditório Central do Campus do Itaperi lotado, a platéia ficou atenta a todos os detalhes da solenidade, desde a entrada dos novos integrantes da Administração Superior da Uece, antigos dirigentes e o Reitor em Exercício, todos com as suas vestes talar. O Quarteto de Cordas Siara, da Orquestra Sinfônica da Uece, deu início à cerimônia.  O ex-reitor Assis Araripe, ao falar pediu permissão para quebrar o protocolo da solenidade. “Vou me dirigir à pessoa mais importante da solenidade, a Dona Maria Raposo Coelho Sampaio, mãe do novo Reitor”.  Disse que “este é um momento histórico. Em 37 anos de existência, é a primeira vez que a transmissão desse cargo é de Reitor para Reitor”. Agradeceu o apoio de todos, principalmente, do Governador. “Hoje, temos uma Universidade digna e reconhecida nacional e internacionalmente.

O Vice-Reitor Hidelbrando Soares, iniciou o seu discurso agradecendo o apoio de toda a sua família, a comunidade acadêmica e dos companheiros da FAFIDAM, enfim, de todos que participaram direta ou indiretamente da eleição dos novos dirigentes da Uece. Enfatizou que a eleição terminou e que é preciso que se comece um trabalho com tranqüilidade.

O novo Reitor. Jackson Sampaio iniciou o seu discurso lembrando que “o meu diploma de médico tem a mesma idade da Uece”. Fez um histórico de sua vida, desde os tempos de estudante, falou de sua juventude, como integrante do Centro Acadêmico, de sua permanência no Rio de Janeiro, juntamente com a sua “Rainha Célia” como a chamou inicialmente, juntamente com seus três filhos, ainda pequenos. Falou também do convite que recebeu do ex-Reitor Manassés Fonteles para comandar a Pró-Reitora de Pós-Graduação.

O novo Reitor falou que a Uece deu um passo gigantesco na Pós-Graduação. Hoje, temos 30 cursos strictu senso, 16 Mestrados Acadêmicos, sete profissionais e sete cursos de Doutorado. A sua contribuição foi fundamental para essa demanda. A Universidade conta ainda com 144 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Finalizando, “a Universidade me deu régua e compasso, como disse o Gilberto Gil”. Na nossa gestão, professores, alunos e servidores serão co-gestores, enfatizou Jackson Sampaio.

A solenidade contou com a presença do Secretário Renê Barreira, da SECITECE, do ex-Vice-Reitor da Uece, Gomes Neto, do Senador Inácio Arruda, dos Deputados Federais Chico Lopes e João Ananias, do Dr. Carlile Lavour, da Fiocruz, do Ex-Reitor, Manassés Fonteles, Maria Elias Soares, Vice-Reitora da Unilab, de Pró-Reitores, de Diretores de Centro, Faculdades, alunos, servidores, familiares dos empossados, dentre outro convidados.