Uma família chamada MedUECE

29 de março de 2013 - 00:53 #

Homenagem ao corpo docente, Lançamento da Associação dos Médicos da UECE (AMUECE), entrega de 40 placas comemorativas aos professores de práticas médicas, ligados à rede de hospitais de ensino da UECE, e o Painel de Egressos abriram, na noite da última quarta-feira (20/03), as comemorações dos 10 anos de fundação do Curso de Medicina da UECE. O quinteto de metais da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE) deu o tom da alegria, apresentando as músicas “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes, “Samba de Verão”, de Tom Jopbim, e “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga. A solenidade aconteceu no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, no dia 20/03, a partir das 19h.

Este seminário, começado na 4ª feira e que será encerrado no sábado (23.03), representa o início das festas dos 10 anos do curso de Medicina. No sábado, pela manhã, no Complexo Poliesportivo, do Campus do Itaperi, acontecerá a Copa MedUECE. Outros momentos de comemorações virão, como foi planejado, para que se celebre ao longo de 2013 os 10 anos do MedUECE.

Logo no início da solenidade, houve a entrega das placas aos 40 professores homenageados, que foram divididos em grupos. O primeiro bloco das homenagens foi o dos ex-coordenadores do Curso de Medicina: Viliberto Cavalcante Porto, Marcelo Gurgel Carlos da Silva e Ivelise Regina Canito Brasil. O professor Viliberto Porto falou em nome dos homenageados. Disse ter chegado à Universidade a convite do ex-reitor Manasses Claudino Fonteles, que o escolheu para coordenar a implantação do Curso de Medicina, o que lhe deu muito orgulho.

O bloco dos professores que constroem, no momento, a história do MedUECE, como o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, docente do curso e ex-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a diretora do CCS, professora Gláucia Posso Lima, a coordenadora e vice coordenadora do Curso de Medicina, Cristina Micheletto Dallago, e Maria das Graças Barbosa Peixoto, respectivamente, foram homenageados em seguida.

A diretora do CCS Gláucia Posso Lima, ao entregar a placa ao presidente do Centro Acadêmico de Medicina Joaquim Eduardo de Alencar (CAJEA), José Andreolli Faustino Andrade, disse que aquela era a placa mais importante, porque representava uma homenagem a todos os alunos do MedUECE.

Após a entrega das placas, a solenidade prosseguiu com a fala das autoridades. A diretora do CCS destacou o projeto pedagógico do curso e a rede de hospitais que constituem apoio fundamental à excelência do curso. A pró-reitora de graduação, professora Marcília Chagas Barreto, destacou o percurso de construção da proposta do curso, desde a iniciativa liderada pelo ex-reitor professor Manasses Claudino Fonteles. O presidente do Centro Acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar (CAJEA), Andreolli Faustino, destacou a integração de todos, administradores, professores, estudantes, na luta contra os obstáculos e na celebração das vitórias e, parafraseando Raul Seixas, lembrou que “um sonho sonhado só é apenas um sonho, um sonho sonhado junto torna-se realidade”.

O reitor Jackson Sampaio, destacou a riqueza da programação deste seminário, destacando a dimensão interna e afetiva desta noite, a dimensão política da recepção da Assembleia Legislativa, no dia seguinte, no Plenário 13 de Maio, a dimensão acadêmica da sexta feira, com a conferência do professor Odorico Andrade, e da dimensão lúdico-esportiva do sábado.

Um grande destaque da noite foi a entrega de placas comemorativas aos médicos da rede hospitalar estadual, professores de práticas médicas do curso, todos oferecendo o testemunho emocionado da participação no projeto e do altamente qualificado desempenho dos estudantes. O outro grande destaque foi o painel de debates constituído por cinco ex-alunos, médicos formados pelo MedUECE e representando cada uma das cinco turmas já formadas até agora.

Os jovens médicos recordaram as lutas, as greves, as manifestações públicas, a construção institucional do CAJEA, a construção física do CAJEA, a realização do Encontro Nacional de Estudantes Medicina, as conquistas políticas no movimento estudantil, as conquistas técnicas na rede hospitalar, a superação das dificuldades internas de infraestrutura, a superação dos preconceitos e discriminações externos e a vitória acadêmica da nota 5 no ENADE, deste modo assumindo o 1º lugar entre os cursos cearenses de medicina, o 3º lugar no Nordeste, o 13º lugar no Basil.

A solenidade contou com a presença do Coordenador de Ensino Superior da SECITECE, professor Cândido B. C. Neto, representando o Secretário professor René Barreira; da Pró-Reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto; da diretora do CCS, professora Gláucia Posso Lima; da vice-coordenadora do Curso de Medicina, professora Maria das Graças Barbosa Peixoto; da Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq), professora Célia Sampaio; do representante do Hospital Geral César Cals, Carlos Márcio; do presidente do CAJEA, José Andreolli Faustino Andrade; professores do Curso de Medicina e muitos estudantes, entre outros convidados.

Fotos do evento: