Um sonho possível

27 de janeiro de 2016 - 12:25

“Estudar na Uece foi sempre um sonho pra mim”. A frase, que resume o objetivo de muitos jovens, foi citada pela recém-aprovada no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Mayara Mendes.

alt

A operadora de telemarketing de 21 anos, como tantos outros estudantes, concluiu o Ensino Médio em escola pública e desejava permanecer no ensino público, pois, além de ter o sonho de obter o grau superior na Uece, não teria condições financeiras de assumir seus estudos em uma faculdade privada.

Mayara já havia realizado a prova em um dos Vestibulares da Uece. Tentou Administração, mas ficou entre os classificáveis e não conseguiu a tão sonhada vaga. Contudo, mesmo depois de alguns anos sem se dedicar aos estudos, Mayara enxergou no Sisu uma oportunidade para realizar seu sonho e foi atrás.

“Quando saiu o resultado parcial vi que fiquei em 2º lugar”, conta a nova universitária que, apesar de toda a empolgação, tentou conter a alegria. “Sabia que ali não era o resultado final e que poderiam ocorrer mudanças”.

Apesar de tentar não gritar para todos que estava em segundo lugar, Mayara não resistiu enviar um print do resultado para a avó, Dona Mary Mendes, que foi quem mais a incentivou na profissão.

“Ela é formada em Pedagogia e foi minha inspiração. Sempre me incentivou muito a ler e estudar”, confessa a neta de Dona Mary.

Diante da 2ª colocação, Mayara não continha a ansiedade pelo tão esperado resultado final. Saiu! Ela permaneceu entre os três melhores colocados dentro de sua cota. Comemorou com seu esposo, o jovem Luigi Oliveira, que também muito a apoiou, e com seu pai, Cristiano, que vibrou ao saber que sua filha, “sempre tão estudiosa, como ele sempre fala”, havia sido aprovada em uma das melhores universidades públicas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

alt

Os “bichos”, como os próprios novos universitários se classificam, foram recebidos de maneira calorosa e “colorida” pelos veteranos.

alt

Essa é a história de Mayara, que pode ser igual ou parecida a muitas outras que entram agora na Universidade Estadual do Ceará para escreverem o restante de suas histórias. A Uece parabeniza a todos os seus novos alunos! Eis aqui um novo mundo de alegrias, vivências, oportunidades e batalhas! Sejam bem-vindos!