Um recital em homenagem a quem coordenou o curso de Música da Uece com maestria

1 de julho de 2011 - 19:31 #

A homenagem da Orquestra Contemporânea do Ceará (OCC) a ex-coordenadora do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora Maggy Mendes Monteiro, ocorrida na noite desta quinta-feira (30/06), no Teatro do Shopping Via Sul, foi marcada pela emoção dos amigos, professores da música, e de familiares. Ao abrir a apresentação, o maestro Alfredo Barros, regente da OCC, pediu um minuto de silêncio em tributo a professora e amiga morta no último dia 22 de junho. Em seguida, falou da boa profissional Maggy e lembrou o esforço dela para estruturar a OCC, que no início contava apenas com 20 integrantes e hoje, chega a quase 50 músicos, entre estudantes e não estudantes da Uece, oriundos de diferentes camadas sociais. Maggy via na orquestra uma perspectiva para orientação e apoio aos estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

Antes de apresentar o repertório de músicas clássicas, duas grandes amigas de Maggy, as professoras Elidia Veríssimo e Nelma Dahas leram textos por elas produzidos dizendo da importância de uma professora que exerceu as funções de coordenadora do curso de Música da Uece com muita maestria. Uma maestria até pessoal, com aquele exemplo que falou Bono Vox, principal vocalista da banda U2: “ As pessoas precisam acreditar que podem mudar o mundo. Se deixarem de ter fé nisso, não restará nada além da alienação”. A maior emoção ficou reservada para o final da apresentação da OCC, quando a mãe de Maggy, professora Imelda Mendes, muito emocionada, falou sobre a partida da filha e agradeceu a homenagem. O evento contou com a presença do pessoal da Uece, familiares e amigos.