Um pedacinho da China na UECE

26 de fevereiro de 2013 - 14:01

O hall da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ganhou na tarde da última sexta-feira (21) ares e sons orientais. A celebração do Ano Novo Chinês, realizada com meditação budista, apresentações culturais e uma pequena amostra da culinária chinesa foi capaz que transportar mentes ao continente asiático.

Momento de meditação budista (esquerda), liderado pelo monge Nello Baia,  e apresentação de katy da Serpente (direita).

A comemoração do Ano da Serpente, que aconteceu no dia 10 de fevereiro, foi possível a partir da integral participação do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da UECE (LEPO) e de seus professores.

Fundado em 2011, o Laboratório é o primeiro do gênero no Ceará. Seu objetivo inicial foi suprir a necessidade de disponibilizar na Universidade um espaço que pudesse reunir estudiosos e pesquisadores, praticantes, simpatizantes e apaixonados pelas artes, filosofia, línguas, história, religiões e cultura dos povos asiáticos, como salienta o coordenador do LEPO, professor Antônio Guerra (direita).

O núcleo oriental estabelece relação entre os cursos, pesquisas e práticas já existentes, como o Curso de Língua Japonesa.  O Nihongô, como o curso é conhecido em japonês, funciona há quase vinte anos, ligado ao Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade. Recebe apoio da Fundação Japão e da Associação Nipo-Brasileira do Ceará, que reúne a comunidade japonesa do Estado.

O curso de japonês conta com professores nativos, bem como com a capacitação de alunos que se tornaram monitores e viajam ao Japão com o objetivo de se aperfeiçoarem na língua.

Contam com a parceria do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da UECE, os cursos de pós-graduação em Artes Marciais, a especialização em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e o Curso de Licenciatura em História.

O LEPO trabalha ainda em Grupos de Estudos, como o Nipônicos (GEN), Grupo de Estudos Chineses e o mais novo, o Grupo de Estudos Budistas, que visa refletir sobre a teoria budista. O LEPO oferece também Curso de Chinês Mandarim aberto à comunidade. Para este ano, está prevista a oferta da primeira turma dos Cursos de Árabe e Hebraico, como informou o coordenador do Laboratorio, professor Antônio Guerra.