UECE/SATE forma primeira turma de Educação a Distância

17 de abril de 2013 - 17:45 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza Colação de Grau Especial para nove formandos, sendo oito do Polo de Bebribe e um do Polo de Maranguape, da primeira turma dos Cursos de Pedagogia e de Ciências Biológicas, na modalidade à distância, do Sistema Universidade Abertas do Brasil (UAB), um programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Presidida pelo Vice-Reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares, a solenidade aconteceu às 15h, desta terça-feira (16/04), no gabinete da Vice-Reitoria, no Campus do Itaperi.

foto

Após a abertura da solenidade, a Pró-Reitora de Graduação, em Exercício, professora Margarete Sampaio, entregou ao Vice-Reitor Hidelbrando Soares a lista com as assinaturas dos formandos e a Ata de Colação de Grau. Em seguida, os concludentes prestaram o tradicional juramento. Usando a borla, o Vice-Reitor leu a outorga do termo de grau.

foto

O discurso do Vice-Reitor Hidelbrando Soares encerrou a solenidade. Parabenizou a UAB, a UECE e todos que coordenam o Programa de Educação a Distância, realizado por meio da Secretaria de Tecnologia de Educação a Distância (SATE). Lembrou que um país como o Brasil, com uma história de desigualdades, o acesso a Universidade sempre foi privilégio de poucas pessoas. É importante enfatizar o avanço no processo de democratização da sociedade e que o Programa da UAB se insere muito bem nessa democratização, permitindo aos que aqui habitam acesso a educação.

A sociedade brasileira recebe novos pedagogos, novos licenciados em Biologia, com a qualidade UAB da UECE. “Sabemos, que estamos oferecendo a sociedade cearense um conjunto de novos professores com capacidade de mudar vidas, mudar trajetórias dentro da escola pública ou dentro do Sistema de Educação deste Estado”. Disse da grande alegria de ver a UECE participar de programas como esse. A Universidade precisa chegar a todo lugar. Um país é desenvolvido quando a sua população pode ter efetivamente oportunidades e garantias de uma educação universal, ou seja, fundamental, média ou superior.

A solenidade de Colação Especial contou também com a presença do diretor do Centro de Educação (CED), professor Álbio Moreira Sales, diretora de Pesquisa da UECE, professora Célia Sampaio, coordenador da SATE, professor Fábio Castelo Branco, coordenadora Pedagógica Marina Cavalcante, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a Distância, professora Germana Costa Paixão, as coordenadoras do Polos de Beberibe, professora Virgínia Tavares, e de Maranguape, professora Juliana Campos, professores, familiares dos concludentes, servidores, entre outros.