Semana Franco-Brasileira faz do Campus do Itaperi um pedacinho da França

6 de novembro de 2009 - 10:19 #

O Campus do Itaperi, de 10 a 13 de novembro, será transformado num pedacinho da França. É que nesse período e fazendo parte do contexto da XIV Semana Universitária da UECE, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) promoverá a Semana Franco-Brasileira da Educação Superior, que tem como uma das principais atrações, a mostra de filmes contemporâneos sobre a França. Presidida pelo Reitor da UECE, Assis Araripe, a solenidade de abertura será às 8h da próxima terça-feira (10/11), no hall de entrada da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi.

A programação de abertura da Semana Franco-Brasileira constará também da abertura de uma Exposição de Pinturas sobre o tema “A Influência Francesa nas Artes Plásticas Decorativas e na Arquitetura Cearense” e apresentação do Quarteto de Flauta Transversal da UECE, no hall da Reitoria. Em seguida, o Prof. Dr. Miguel Benasayag, filósofo e psicanalista e professor da Universidade Lille III de Paris e do Conservatório Nacional de Arte Dramática de Paris, França, faz a primeira conferência do evento, sobre o tema “O Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade: um desafio ético, político e epistemológico” no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE. Para um debate sobre o tema foram convidadas as professoras Socorro Osterne, Coordenadora da Educação Superior da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE), e Marluce Alves de Oliveira, do Instituto Vandick Ponte.

Ainda na tarde de terça-feira, a partir das 14h30min, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, de acordo com a programação da Semana Franco-Brasileira, acontecerá a mesa redonda com o tema “Os Sete Saberes e a contribuição francesa para a Constituição de uma Cidadania Planetária”, no pensamento de Edgar Morin, que terá como debatedoras as professoras Rosamaria de Medeiros Arnt, do Centro Universitário São Camilo, e Lúcia Helena Grangeiro, da UECE. Na quinta-feira (12/11), às 15h, também no Auditório Paulo Petrola, serão ministradas duas palestras sobre os temas “Cooperação Descentralizada: relação Brasil-França” e “Experiência de Cooperação Descentralizada – Os princípios de desenvolvimento sustentável na cooperação científica, tecnológica e econômica e os pólos de competitividade”, tendo como conferencistas Angel Landabaso, Encarregado de Negócios Conselheiro ciência e Tecnologia União Européia-Delegação no Brasil, e Alberto Kleiman, Chefe da Assessoria Internacional da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, respectivamente.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, Semana Franco-Brasileira tem como objetivo “estimular o intercâmbio entre as instituições de ensino superior do Ceará e da França, bem como a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, divulgando os resultados de cooperação já efetivados”. Ela possibilitará à comunidade universitária e ao público em geral, uma visibilidade dos resultados da integração do Ceará com a França, com o resgate da produção e dos resultados obtidos em intercâmbios e estudos acadêmicos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de aproximação entre os dois países.

A Semana Franco-Brasileira de Educação Superior Aberta é aberta ao público. A UECE, através do seu Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), convida a comunidade acadêmica do Ceará a participar das várias atividades do evento, que constará de seminários, palestras, paineis, apresentações artísticas e Mostra de Cinema Francês. O acesso dos interessados no tema é totalmente livre. O evento dará certificado de participação. Para receber o certificado, é necessário confirmar o nome completo, instituição/função, e-mail e telefone de contato através do e-mail ecintuece@gmail.com ou pelos telefones 3101-9654 / 3101-9655, com Rachel ou Izabele, indicando qual (is) evento(s) participará.

O Ano da França no Brasil foi anunciado pelos presidentes da república dos dois países em 2006, em reciprocidade ao ano do Brasil na França (2005) e proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas regiões brasileiras, as diferentes faces de sua cultura. No Ceará, a implantação da programação é resultado da cooperação entre agentes governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países.  A Universidade Estadual do Ceará (UECE) participa ativamente do desenvolvimento da programação do ano da França no Brasil, participando assim da comissão regional do ano da França no Ceará.

Contato: Escritório de Cooperação Internacional pelo telefone 3101-9654