UECE vive momento histórico nos seus 40 anos de existência

27 de março de 2015 - 16:52 #

Inácio Arruda e Fernando Linhares recebem as Medalhas de Mérito Reitor Antônio Martins Filho

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, foi agraciado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho – categoria Mérito Educacional e o empresário Fernando Cardoso Linhares, com a mesma distinção, mas na categoria do Mérito Institucional. Coube ao vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares e o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), decano dos diretores, Vladimir Spinelli, conduzirem os homenageados ao local da solenidade. As medalhas foram conferidas em 2014 e agora, solenemente, entregues.

alt

A cerimônia foi realizada na tarde do dia 23 de março, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, e faz parte das comemorações pelos 40 anos de sua existência. A mesa dos trabalhos foi presidida pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio, contou ainda com participação do ex-reitor, Assis Araripe; do vice-reitor, Hidelbrando Soares; do ex-prefeito de Crateús e atual presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembléia Legislativa do Ceará, Carlos Felipe Saraiva Bezerra; da pró-reitora de Extensão, Claudiana Nogueira de  Alencar, representando os demais pró-reitores; do diretor do CESA, Vladimir Spinelli, representando os demais diretores.

alt

As Medalhas e os Certificados foram entregues pelo reitor, Jackson Sampaio, que enumerou os motivos pela escolha dos dois agraciados. “Escolhemos o empresário crateuense Fernando Linhares por ter doado 20 hectares de terreno para a universidade construir o campus da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), que hoje beneficia diretamente a cidade”.

alt

Já a escolha do então senador Inácio Arruda foi motivada pela sua atenção com vistas ao fortalecimento da Uece. “Inácio articulou investimentos na área de infraestrutura para o êxito da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e destinou recursos para o aparelhamento do Mestrado Acadêmico em Ciências da Computação, entre outras grandes ações”, destacou o reitor.

Os dois agraciados deram forte contribuição para o fortalecimento da Uece, no campo educacional e institucional, respectivamente. “O recebimento desta comenda aumenta imensamente a nossa responsabilidade perante a universidade”, disse o secretário, enfatizando a importância da Uece na formação do povo cearense e na produção científica do Estado e do País.

O secretário também apoiou a construção de salas e laboratórios da Faculdade de Educação de Crateús e da Faculdade de Educação de Itapipoca. No Plano Nacional de Educação, propôs estratégias para elevar a taxa de matrículas na educação superior, por meio do fortalecimento das Universidades Estaduais e Municipais, estimulando reestruturação e expansão das nossas instituições por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal.

alt

Selo dos Correios – Na ocasião, houve o lançamento do Selo Comemorativo dos 40 anos de fundação da UECE pela Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, com a homenagem a três subscritores da ata da 1ª reunião do Conselho Universitário (CONSU). Subscreveram a Ata de instalação do CONSU, o professor Luis Cruz Lima, á época representante docente; a professora Francisca Maria de Maracaba Menezes, à época representante discente; e a servidora técnico-administrativo, Antonieta Rabelo de Castro Andrade, á época secretária dos Orgãos de Deliberação Coletiva da UECE. O Diretor Regional Adjunto dos Correios no Ceará, José Willian Porto Maciel, carimbou o Selo Alusivo e fez a entrega do primeiro exemplar ao reitor da Uece, Jackson Sampaio.

alt

O criador do layout do Selo Comemorativo do Jubileu de Rubi da UECE, o aluno e servidor da Feclesc, José Mairton Barroso Junior, também foi homenageado, recebendo como prêmio pela vitória um notebook. O 1º selo obliterado ficará disponível durante 30 dias na Agência Central e depois seguirá para o acervo nacional dos Correios.

Sobre a medalha – Honraria criada em 2003 e aprovada pelo Conselho Universitário da Uece, a Medalha de Mérito Institucional Reitor Antônio Martins Filho contempla quatro categorias: Científica,  Administrativa, Institucional e Educacional.