Uece vencedora do Prêmio FINEP INOVAÇÃO 2011

5 de dezembro de 2011 - 18:32 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Assis Araripe, e o Pró-Reitor de Planejamento, Vladimir Spinelli, estiveram em Campina Grande, Paraíba, acompanhados da Coordenadora do NIT/UECE, Aloma Pessoa e do Coordenador Técnico da REDENIT-CE, Luiz Eduardo Tavares, onde participaram, no último dia 30, da cerimônia de entrega do Prêmio FINEP INOVAÇÃO 2011. O Projeto Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit – CE), do qual o Pró-Reitor é o Coordenador Geral, foi classificado em terceiro lugar, na categoria Instituição Científica e Tecnológica. A solenidade foi realizada na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). Ao falar sobre o Prêmio o professor Spinelli destacou o apoio recebido da Reitoria e o trabalho entusiasmado de toda a equipe da REDENIT-CE que permitiram que o Prêmio FINEP 2011 se tornasse realidade.

Nessa edição do Prêmio, o Ceará foi o Estado que mais se destacou, com cinco empresas agraciadas com premiação. Na categoria de Pequena Empresa foram classificadas, em 1º lugar, a  BioClone Produção de Mudas e em 2º lugar, a Fujitec, ambas cearenses. Na categoria de Média Empresa o 1º lugar coube à Protensão Impacto e na categoria de Inventor Inovador, o cearense Joaquim Antonio Caracas Nogueira ficou com o 1º lugar.

A Redenit-CE é coordenada pela Universidade Estadual do Ceará com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap) e foi criada com o objetivo de identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia do Ceará transformem-se em inovação e negócios. Atualmente, a Rede é composta pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da UECE, UVA, Urca, UFC, Unifor, Nutec, Fiocruz, Funceme, IFCE, CETEC, ITIC, Instituto Atlântico, Padetec, Embrapa Agroindústria, Embrapa Caprinos e Ovinos, Senai e CTI Nordeste, devendo em breve ter também a participação da UNILAB.

O grande desafio da REDENIT-CE tem sido o de organizar e estimular a parceria entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas e privadas, sediados no Ceará para identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas ICTs se transformem em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento e a transferência da inovação tecnológica para o mercado.

Em 2011, O Prêmio FINEP teve 353 inscrições em todo o território nacional, sendo 47 na região Nordeste. Os vencedores regionais receberão recursos não reembolsáveis, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada, totalizando R$ 17 milhões. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Os primeiros colocados regionais em cada uma das sete categorias que participaram da primeira fase do Prêmio concorrem agora à etapa Nacional, com premiação no dia 15/12, em Brasília, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.