Uece vence primeira etapa da Maratona de Programação 2015

15 de setembro de 2015 - 17:45

A equipe “Tha Ali Jom”, composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alisson Soares e João Vítor de Oliveira, e pelo mestrando em Computação, Thalyson Silva, coordenada pelo professor Leonardo Rocha, foi a vencedora na primeira fase da XX Maratona de Programação. A etapa regional aconteceu sábado, dia 12, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

alt

A Maratona consiste na resolução de problemas através de programas.  Para vencer, os estudantes devem resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Os alunos têm à disposição apenas um computador e material impresso para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os três maratonistas participaram do evento ao lado de outras quatro equipes da Uece e 14 da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Unifor.

Alisson e João Victor são também bolsitas do programa de Preparação para Competições Acadêmicas (PCA), criado em 2014, pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professor Jerffeson Teixeira de Souza.

“Hoje o PCA disponibiliza 10 bolsas de estudo para que alunos do Bacharelado em Ciência da Computação se dediquem a preparação para participar da Maratona de Programação e outras competições similares”, explica o pró-reitor.

A equipe vencedora participará da etapa nacional, que será realizada em São Paulo, nos dias 13 e 14 de novembro. Se aprovados na segunda fase, o trio enfrentará a etapa mundial.

Saiba mais

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 20a. edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.