UECE usa energia solar para alimentar bicicletas elétricas

7 de abril de 2016 - 20:24 #

O campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) contará, a partir desta sexta-feira, de 8 de abril, com a Árvore Solar, formada por dez painéis fotovoltaicos que carregam as baterias de uma frota de nove bicicletas elétricas. As bikes serão utilizadas pela equipe de segurança do campus da Instituição.

O reitor Jackson Sampaio presidirá a solenidade de inauguração do equipamento, ao lado de representantes das empresas parceiras, integrantes da Direção da Instituição, de professores e alunos.

O benefício é resultado da parceria da UECE, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, e as empresa Eco Soluções em Energia e a Projec (de arquitetura). Tem ainda o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT).

Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a UECE utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.

A energia solar ajudará no deslocamento dos funcionários responsáveis pela segurança da instituição. Com isso, a UECE reduzirá despesas com combustível e a emissão de gases poluentes.

A Incubadora de Empresas da Uece (IncubaUece) também participa do projeto, oferecendo assistência para a sua viabilização. A IncubaUece tem como missão estimular e apoiar empreendedores no processo de geração, consolidação e crescimento de micro, pequenas e médias empresas no Ceará, para promover o desenvolvimento regional sustentável.

Inauguração da Árvore Solar:

Local: UECE/Campus Itaperi ,em frente à Reitoria (Avenida Dr. Silas Munguba, 1700)
Dia: 08 de abril (sexta-feira)