UECE, URCA, UVA, NUTEC e ESP promovem a 1ª Semana da Inovação do Ceará

7 de outubro de 2021 - 15:51 # # # # # # # #

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), como Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), se unem para realizar a 1ª Semana de Inovação do Ceará, com o tema “Mecanismos de desenvolvimento regional”. A iniciativa vai apresentar o potencial das ICTs cearenses no que tange à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento, articulando e divulgando diversas soluções inovadoras já idealizadas ou implementadas no Estado.

A 1ª Semana da Inovação do Ceará acontecerá entre os dias 18 e 22 outubro de 2021, em comemoração ao mês da inovação no Brasil. Serão 35 eventos voltados para a área da propriedade intelectual, industrial, inovação social, indicação geográfica, Geopark e programas estaduais. A Semana conta com o apoio da Careables.org, plataforma internacional que visa distribuir cuidados de saúde abertos e inclusivos aos cidadãos com base na fabricação digital.

“Vamos aprofundar o debate sobre os tipos de proteção existentes em cada ciência, sobre o que é desenvolvido nos ambientes acadêmicos que ultrapassa os muros das universidades, e sobre as possibilidades futuras para a inovação no estado”, explica o coordenador do evento, Cientista-chefe de Inovação do Ceará e docente da UECE, Samuel Façanha.

Toda a programação ocorrerá de forma virtual, por meio dos canais no YouTube das instituições participantes, e será totalmente gratuita. As inscrições para emissão de certificados estão abertas e serão realizadas pela plataforma Sympla. O público deverá clicar no(s) evento(s) de interesse para realizar inscrição.

Pré-evento Pontes para a Saúde: Berlim vai para a Semana de Inovação do Ceará

Em preparação à 1ª Semana de Inovação, um pré-evento internacional será realizado no dia 14 de outubro, às 16h horário de Brasília (19h no horário de Berlim). O painel online visa estabelecer uma ponte entre pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas da cidade de Berlim e do estado do Ceará, no Brasil, sobre o tema “Open & Public Health”.

Os palestrantes de Berlim apresentarão suas realizações e desafios em cuidado e saúde, e também as possibilidades de iniciativas de compartilhamento de recursos para futuras colaborações. Participam do evento Fadia Elgharib, da careables.org, Sebastian Jünemann, da cadus.org e ainda Alina Weber e Flo Huss, da be-able.info. Haverá tradução simultânea.

Com o tema “Mecanismos para o desenvolvimento regional”, o painel apresentará o potencial das TIC (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) do Ceará em pesquisa, inovação e desenvolvimento. O objetivo é disseminar soluções inovadoras concebidas e implementadas no Estado.

18/10 (Segunda-feira)
09h – Painel de Abertura da Semana de Inovação
10h – Direitos e deveres do inventor/autor e como lidar com a pirataria
13h – Patentes e Artigos Científicos: Estratégia como fonte para a inovação