Uece, universidade popular, forma mais 128 profissionais

15 de julho de 2019 - 10:35 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é caracterizada como uma universidade popular, includente, socialmente referenciada. Entre os motivos estão a grande oferta de cursos noturnos, voltados principalmente para quem trabalha durante o dia, e a política de cotas, com reserva de vagas nos vestibulares para pessoas de baixa renda, oriundas de escolas públicas e pertencentes a grupos sociais historicamente prejudicados no acesso ao ensino superior.

E nessa universidade popular, há muitas histórias de vida. Uma delas, que possivelmente é parecida com muitas outras, foi contada durante a cerimônia de Colação de Grau dos cursos em Administração de Empresas, Serviço Social, Ciências Contábeis e Pedagogia, pertencentes ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e ao Centro de Educação (CED), no último dia 10 de julho, no Palatium Buffet:

“A minha história pode se assemelhar a sua, estudante negra, pobre, e oriunda de escola pública, onde estudei a vida inteira… Sou filha de mãe solo, pertencente à classe trabalhadora, família numerosa de nove irmãos… Aos cinco anos de idade saí do Maranhão para vir morar aqui em Fortaleza”, contou a então concludente do curso de Pedagogia, Maria Gorete Cardoso da Silva, escolhida pelos colegas para representar o grupo que se formava.

Sem sua mãe, Gorete cresceu na capital cearense, onde tentou uma vida melhor por meio dos estudos. “Foram quatro vestibulares, muitas tentativas e fracassos… No dia 13 de agosto de 2014, a minha vez chegou! Foi o dia mais feliz da minha vida… Sou a única filha, entre meus nove irmãos, que termina o nível superior em uma universidade”, revelou.

Gorete, assim como os demais 127 concludentes, tiveram suas trajetórias na Uece contando com o apoio de familiares, amigos e professores. “Participamos da construção do conhecimento e da formação do profissional que hoje conclui sua graduação… Os jovens que se formam hoje não são mais os mesmos que entraram aqui há alguns anos, Eles cresceram, amadureceram, se decepcionaram, se encantaram”, salientou o representante docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Paolo Giuseppe Araújo.

O reitor Jackson Sampaio, em seu discurso, destacou que ainda há muitos desafios a serem enfrentados pelos recém-graduados, como a desigualdade social. “Formamos cidadãos críticos e conscientes, que devem ter aprendido a usar o método científico para poder entender melhor o mundo, pensar melhor os desafios sociais em um país complexo, com tantas diferenças regionais, culturais, sociais e econômicas”, alertou o reitor.

“Com essas diferenças sociais tão grandes, os desafios também serão enormes. Se esses são os nossos desafios, a tarefa não termina aqui. Precisamos pensar no processo de atualização do conhecimento, avançar na reflexão crítica sobre a nossa própria prática e nas pesquisa para basear tomada de decisão, por exemplo. Para isso, é necessário que vocês continuem estudando”, aconselhou o reitor deixando o convite para que voltem à Uece para fazer cursos de Especialização, Residência, Mestrado e Doutorado.

Jackson Sampaio destacou ainda que, entre os novos profissionais, estava a filha de um casal de servidores da Uece. O reitor se referia a Lívia do Carmo de Sousa, que concluía o curso de Administração de Empresas. Lívia é filha de Julio César de Sousa e Regina Glaucia do Carmo. Ele é servidor da Uece há 36 anos, e ela, há 35. Júlio é lotado na Prefeitura do Campus Itaperi, enquanto Regina trabalha no Departamento de Ensino e Graduação (DEG).

Para Regina, foi emocionante ver sua filha sendo formada pela universidade que ela ajuda a construir todos os dias. “Foi um misto de sentimentos, um orgulho enorme e a certeza do dever cumprido, por meio de uma relação de compreensão de todas as partes”.

Para tornar a noite ainda mais especial, o grupo Ceará Lowbrass apresentou os números Yesterday (Lennon e McCartney), Eu sei que vou te amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).

Estiveram também presentes na solenidade a pró-reitora de Graduação, Mônica Duarte Cavaignac; o diretor do Cesa, Vladimir Spinelli; a diretora do CED, Josete de Oliveira Castelo Branco; a coordenadora do curso de Administração, Cora Franklina do Carmo Furtado; a coordenadora do curso de Pedagogia, Mônica Farias Abu-el-Haj, além de amigos e familiares dos concludentes.