UECE, UFC e Guarda Municipal de Fortaleza apresentam resultados de pesquisa sobre violência

16 de dezembro de 2009 - 10:28

 

 

O Seminário “Cartografia da Criminalidade e da Violência em Fortaleza” apresentará dados gerais da pesquisa de mesmo nome nesta quinta-feira, dia 17 e sexta-feira, 18, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Campus do Itaperi, UECE. O estudo pretende mapear as áreas mais violentas da cidade, tendo em vista a elaboração de políticas públicas de segurança de caráter mais preventivo que repressivo e a avaliação sistemática de suas inserções no espaço da cidade. A solenidade de abertura do evento acontecerá às 19h, que será presidida pelo Reitor da UECE, Professor Assis Araripe.

 

A iniciativa é resultado de parceria realizada entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF), com recursos do PRONASCI, Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). A coordenação do trabalho está a cargo dos pesquisadores do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (UECE), do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (UECE) e do Laboratório de Estudos da Violência (UFC).

 

Na oportunidade, especialistas de outros estados, como o professor Marcos Bretas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o professor Marcelo Durante, da Universidade Federal de Viçosa (MG) e ex-coordenador de Pesquisas e Análise da Informação da SENASP, falarão sobre suas experiências na área da segurança pública. O evento é dirigido a um público específico de convidados da comunidade acadêmica da UECE, da UFC e de representantes das forças de segurança do Estado do Ceará.

 

De acordo com a professora Glaucíria Mota Brasil, uma das coordenadoras da pesquisa, “o seminário se constitui como espaço de produção e troca de saberes provisórios, tendo como objetivo socializar os dados parciais da pesquisa”. O debate tem como objetivo central estabelecer uma interlocução dos dados com saberes específicos que se operam na rede das políticas públicas de segurança do Ceará”, acrescenta.

 

Contatos para entrevistas:
Profa. Glaucíria Mota Brasil 9921.8495
Diretor Geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza Arimá Rocha 8814.8044

 

Clique aqui para ver a programação completa