UECE traz a Fortaleza Edgar Morin e concede Título de Doutor Honoris Causa

17 de setembro de 2010 - 13:04 #

Com cerca de 1.300 pessoas inscritas, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB) realizam, em Fortaleza, no período de 21 (terça-feira) a 24 de setembro de 2010 (sexta-feira), a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente. O Pensador Francês Edgar Morin, faz a conferência de abertura sobre o tema “Os sete saberes necessários a uma educação do Presente: importância e finalidade da proposta”, que acontece às 9h, no Hotel Praia Centro / Fábrica de Negócios.

A UECE, em reconhecimento à pessoa e à obra do Pensador e Sociólogo Edgar Morin, concedeu-lhe o Título de Doutor Honoris Causa que lhe será entregue na próxima quarta-feira, 22 de setembro, às 19h, em Sessão Solene do Conselho Universitário – CONSU, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Professor Assis Araripe, Reitor da UECE, fará a entrega da merecida homenagem ao escritor.

Com resultado da Conferência, será encaminhada uma carta de recomendações à Assembléia Geral das Nações Unidadas – ONU, até o final de 2010, para os devidos desdobramentos de natureza político-administrativa.

O encontro tem como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pelo Dr. Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, sendo também prevista a participação virtual de mais de 5.000 pessoas, em salas de teleconferência distribuídas pelo país. Foram selecionados 150 trabalhos, nas áreas de Educação e Saúde, de professores pesquisadores, que serão apresentados durante o encontro.

A estrutura de conteúdos da Conferência está relacionada aos Sete Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin (foto), articulando-se nos seguintes blocos temáticos: As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.

Para a professora Celina Ellery, Pró-reitora de Extensão da UECE e Vice-Presidente da Conferência, “a educação precisa de referências que a façam compreender a complexidade humana, complexidade da vida, em busca da compreensão humana, da identidade terrena, que nos leve a uma cidadania planetária, capaz de comprometer-se realmente com questões como a violência, a fome, a desigualdade social e tantas outras que nos preocupam e colocam nossa própria  espécie em situação de risco, como as questões ambientais”.

A conferência conta com o apoio da UNIFOR, FIC, BNB, COELCE e CAPES, dentre outros.

Para maiores informações sobre o evento, a Universidade Estadual do Ceará  disponibiliza um site específico, (www.uece.br/setesaberes), onde se encontra toda a programação. Em caso de dúvidas, fale conosco pelo endereço eletrônico ou no telefone 3101.9655.