Uece toma medidas de prevenção e orienta sobre segurança

4 de novembro de 2016 - 12:15

Ajude a garantir a segurança no campus. Diante de situação suspeita ou da efetiva ação criminosa, ligue imediatamente para os telefones 3101.9949 ou 9.87660031

A Administração Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece), dando continuidade às ações de segurança no Campus Itaperi, comunica que foram tomadas medidas de prevenção para maior segurança à comunidade universitária. Torna-se público, portanto, os horários e procedimentos de controle de acesso ao campus:

1)    De segunda a sexta: 6h às 21h acesso liberado para pedestres e veículos. Das 21h às 22h30, acesso controlado. Das 22h30 às 6h, acesso fechado;

2)     Sábado: 6h às 15h, acesso liberado para pedestres e veículos. Das 15h às 18h30, acesso controlado. Das 18h30 às 6h, acesso fechado;

3)    Domingo e feriado: acesso fechado.

No acesso controlado, a pessoa ou veículo é abordado, identificado e informado o destino e motivo do acesso ao campus.

No acesso fechado, a pessoa ou veículo só entra com autorização prévia/documental da Pró-Reitoria de Administração.

Veículo de transporte de carga e transporte de passageiros serão sempre abordados, identificados, informados o destino e motivo do acesso ao campus.

Veículo que transporta paredão de som só terá acesso ao campus com autorização prévia/documental da Pró-Reitoria de Administração.

Veículo com transporte de bebida alcoólica ou substância proibida por lei, não terão acesso ao campus.

Os agentes de segurança têm autorização da Administração Superior, diante da existência de fundada suspeita, de abordar pessoas e veículos que acessam o campus, sempre de forma profissional e com respeito às leis e aos direitos.

Todos que fazem parte da comunidade universitária são responsáveis pela segurança no campus e devem se comportar de forma preventiva contra a ação criminosa. Neste sentido seguem algumas orientações que podem contribuir para um campus mais seguro:

1)    Evitar andar por lugares ermos ou mal iluminados, que possam facilitar ações criminosas;
2)    Andar atento e observar tudo o que se passa ao seu redor. O uso de celular e fones de ouvidos causa distração e podem favorecer ações criminosas;
3)    Evitar andar ostentando coisas de valor, como equipamentos eletrônicos, relógios, joias, dinheiro, etc.;
4)    Antes de entrar no seu veículo ou no posto bancário, verificar se existem pessoas estranhas ou suspeitas nas adjacências, retornando para um lugar seguro e informando de imediato à segurança;
5)    Evitar deixar objetos de valor expostos dentro do veículo;
6)    Observando qualquer situação suspeita, ficar calmo, encontrar um lugar seguro e entrar em contato com a segurança para que seja verificada a situação;
7)    Caso seja vítima de roubo ou outra ação criminosa, a pessoa não deve reagir. Recomenda-se ficar calmo e procurar informar de imediato à segurança do campus, para a devida assistência;
8)    Diante de situação suspeita ou da efetiva ação criminosa no campus, ligue imediatamente para os seguintes telefones: 3101.9949 e 9.87660031.

A Administração Superior reconhece que a questão da segurança é complexa e envolve também a eficiência de políticas públicas de âmbito federal e estadual, mas a instituição, dentro de seus limites legais e financeiros, empenhará, contando com a cooperação da comunidade universitária, todos os esforços para garantir segurança e paz aos que estudam, trabalham e usam os serviços ofertados pela universidade.