UECE terá uma representante cearense na academia de Versailles.

2 de setembro de 2009 - 15:54 #

No ano da França no Brasil a Universidade Estadual do Ceará terá a partir do dia 1º de outubro de 2009 uma representante cearense.

Gisleuda de Araújo Gabriel, recém-graduada no curso de Letras, habilitação Português/Francês foi selecionada para ir à França a fim de participar do Programa de Assistentes de Língua Portuguesa 2009 / 2010, promovido pelo Governo Francês.

No dia 23 de setembro, a jovem universitária embarcará para a França, com os outros nove assistentes brasileiros selecionados em todo o Brasil, os quais se juntarão aos 6.000 assistentes de língua, originários de 46 países e representando 12 línguas de ensino à serem acolhidos nas escolas primárias, nos estabelecimentos de ensino secundário e nos Institutos universitários de formação de mestres em diferentes regiões da França.

O programa é promovido pelo Ciep (Centre International d’Etudes Pédagogiques),  cujo objetivo principal é oferecer oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização francesa e de enriquecimento de seu percurso pessoal e profissional.

Foram oferecidas 10 vagas para todos os estudantes universitários do Brasil, de 20 a 30 anos de idade, que estavam regularmente inscritos em curso universitário de graduação/Licenciatura ou Bacharelado em Letras – Francês até o momento da candidatura, que tivessem pelo menos dois anos de estudos superiores no Brasil e que possuíssem um bom conhecimento da língua francesa. Os assistentes vão possuir status de funcionários temporários do estado francês e poderão estender seus estudos no país.