UECE tem primeiro doutorado profissional aprovado pela CAPES

20 de dezembro de 2019 - 13:18 # # #

O Doutorado profissional em Saúde da Família (RENASF) foi aprovado com conceito 4, em uma escala de 1 a 7, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa faz parte da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, capitaneada pela Fiocruz Ceará, da qual a UECE é uma das instituições participes e que ofertará vagas, sendo o único em rede na área da saúde aprovado no país.

“Estamos muito felizes com esta aprovação e com a possibilidade de continuar trabalhando na qualificação dos profissionais do SUS. Entre os diferenciais do curso, teremos a disciplina obrigatória Liderança em Pesquisa na Atenção Primária em Saúde, a utilização de metodologias ativas para o processo ensino-aprendizagem e a utilização de uma Comissão de Acompanhamento do doutorando”, como aponta a coordenadora do programa a professora Ana Patrícia Pereira Morais.

Ainda segundo a professora Ana Patrícia, a proposta do doutorado foi construída sobre a experiência acumulada em rede das instituições participantes, com interações entre centros de pesquisa atuantes em Saúde da Família na região Nordeste, cujo impacto esperado é a geração de novos processos e condutas que resultem em melhoria na atenção e promoção da saúde, e na consolidação do conhecimento originado na área de pesquisa e inovação em Saúde da Família e Saúde Coletiva.

O curso busca formar pesquisadores, em nível de doutorado, com competência técnica-científica, crítica e reflexiva para atuar na pesquisa, docência e gestão no âmbito da Atenção Primária em Saúde. A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), criada em 2009, atualmente conta com 27 instituições partícipes da Rede (instituições de ensino, serviço e pesquisa do norte e nordeste brasileiro), cujo o público alvo são os trabalhadores da saúde inseridos no SUS. Serão 30 vagas distribuídas entre as Nucleadoras da rede: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz CE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).