Uece tem oito projetos aprovados em edital do Programa Pesquisa para o SUS

5 de março de 2021 - 18:27 # # # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebra mais uma conquista. Oito de seus professores/pesquisadores tiveram projetos aprovados na chamada pública nº 02/2020, do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde/PPSUS – CE, lançada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), representada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A iniciativa visa apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Ceará no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta, com isso, é contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e da inovação em saúde no estado.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professora Lúcia Duarte, o PPSUS tem um papel de suma importância e esse resultado beneficia não apenas a Uece, mas todo o SUS. “Principalmente nos momentos de dificuldade, como o que vivemos agora, investir em pesquisa é fundamental para o desenvolvimento não só de produtos e de tecnologias, mas também da educação e de políticas públicas de saúde. Temos agora à disposição do SUS oito importantes projetos de pesquisas que, com certeza, contribuirão para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da Uece, bem como para o SUS”, destaca a gestora. A pró-reitora ressalta, ainda, que “dois dos projetos aprovados são voltados para pesquisas sobre a Covid-19”.

Os projetos da Uece representam 25,8% sobre o total de propostas aprovadas, que serão financiadas com recursos para capital, custeio e bolsas. O valor global estimado para o total geral de 31 projetos aprovados é de R$ 4,4 milhões, sendo R$ 3 milhões do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), para despesas de capital e custeio, e R$ 1,4 milhão da Funcap, provenientes do Tesouro do Estado do Ceará, para despesas de capital, custeio e bolsas.

Veja abaixo os nomes dos professores/pesquisadores da Uece e suas respectivas propostas aprovadas:

Antonio Rodrigues Ferreira Júnior – Análise da rede de atenção à saúde materno-infantil: o parto e nascimento na perspectiva sistêmica

Ariclecio Cunha de Oliveira – Novas fronteiras em saúde nutricional e cardiovascular pediátrica: desenvolvimento de métodos para avaliar a dupla carga de má-nutrição e a saúde cardiovascular ideal em países de baixa-média renda

Carla Soraya Costa Maia – Consumo de castanha de caju como estratégia de resgate da cultura alimentar e suas implicações no manejo da obesidade juvenil: Uma abordagem interdisciplinar com foco na saúde cardiometabólica

Cleide Carneiro – Desenvolvimento de processos interativos de formação nas ações de Educação Permanente em saúde da rede hospitalar do Ceará

Ilana Nogueira Bezerra – Estratégia para o manejo do excesso de peso na Atenção Primária à Saúde

Maria Lúcia Duarte Pereira – Desfechos clínicos em pacientes recuperados após hospitalização por Covid-19

Maria Salete Bessa Jorge – Gestão do cuidado psicossocial no contexto da Covid 19: estratégias de enfrentamento e promoção à saúde mental diante do “novo normal”

Sara Maria Moreira Lima Verde – Câncer de mama em mulheres jovens: mortalidade atribuível ao estilo de vida – obesidade, alimentação e sedentarismo.