UECE tem novo Pró-Reitor de Políticas Estudantis

17 de janeiro de 2014 - 17:32 #

O novo Pró-Reitor de Políticas Estudantis da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Dr. Geovani Jacó de Freitas, é licenciado em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (URNE), em 1985, mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb), em 1991, e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2002. Atualmente, é professor adjunto da UECE, lotado no Centro de Humanidades (CH) e vinculado aos colegiados dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Ciências Sociais e do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS). É pesquisador dos Laboratórios de Estudos da Conflitualidade e da Violência (COVIO) e de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LABVIDA), ambos da UECE, exercendo a coordenação do primeiro. Também é pesquisador associado do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da UFC.

O Prof. Dr. Geovani Jacó, muito conhecido por Gil, sucede o Prof. Antônio de Pádua Santiago de Freitas que, por motivos pessoais, solicitou afastamento do cargo desde setembro de 2013. Considerando as necessidades da universidade, o Reitor pediu sua permanência até final de outubro. Por vontade própria, apoiando a gestão no período inicial da situação de greve, o Prof. Pádua colocou-se à disposição para continuar até o final do ano. Agora o Prof. Gil assume, para dar seguimento ao trabalho iniciado, com grande competência, pelo Prof. Pádua.

A gestão do Prof. Pádua foi caracterizada por um profícuo trabalho de reconstrução da concepção de políticas estudantis na UECE e deixa pronto, por exemplo, para revisão final e encaminhamento ao Conselho Universitário (CONSU), o Regimento Interno da PRAE, a Norma de Eventos nos Campi da UECE e o Regimento do Sistema de Restaurantes Universitários e Refeitórios Descentralizados. Foram também iniciados e delineados dois grandes desenhos institucionais, a serem operacionalizados no biênio 2014/5: no acesso à universidade, o modelo de implantação das cotas sociais e étnicas, tanto quanto de adesão ao ENEM/SISU; e o modelo de novas bolsas de assistência estudantil, em número, valor e características de funcionamento.