UECE tem nova Pró-Reitora de Extensão

4 de setembro de 2014 - 17:58 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem nova Pró-Reitora de Extensão, professora Dra. Claudiana Nogueira de Alencar, que assumiu o cargo desde a última segunda-feira, dia 1º de setembro de 2014.

Quem é Claudiana Nogueira de Alencar

Possui mestrado e doutorado emLinguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural, jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos da cultura, do gênero, da violência, dos movimentos sociais e com as teorias descoloniais. Publicou o livro “Linguagem e medo da morte: uma introdução à Lingüística Integracionista” (2009). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa “Estudos Críticos da Linguagem”. Atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais”. Foi coordenadora doPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013).

A Profa. Dra. Claudiana Nogueira de Alencar, sucede a Profa. Dra. Lúcia Helena Fonseca Grangeiro que, por motivos pessoais, solicitou afastamento do cargo no final do mês agosto passado. Agora a Profa. Claudiana assume, para dar seguimento ao trabalho iniciado, com grande competência, pela Profa. Lúcia Helena.

Atualmente a professora Claudiana coordena o Programa de Extensão “Viva a Palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza”, contemplado pelo edital PROEXT/MEC.