UECE promoveu o XXI Simpósio de Mirmecologia

10 de dezembro de 2013 - 19:16 #

O Simpósio de Mirmecologia está em sua 21ª edição e foi com muito orgulho que sediamos este evento que é parte integrante dos eventos de Mirmecologia realizados ininterruptamente e bianualmente desde 1980″. Assim falou o presidente do encontro, o Prof. Dr. Yves Patric Quinet, docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O Reitor da UECE, Jackson Sampaio, presidiu a solenidade de abertura do evento, que ocorreu no dia 1º de dezembro, às 19h, no Hotel Praia Centro/Fábrica de Negócios, em Fortaleza. O simpósio prosseguiu até o dia 05 de dezembro.

Segundo o Yves Quinet, a Mirmecologia estuda a ecologia, a organização social e a biologia evolutiva das formigas. Ainda destacou que devido a sua onipresença em todos os ecossistemas terrestres, às suas múltiplas interações com todos os componentes dos mesmos, e à grande variedade de tipos de organização social, as formigas oferecem sistemas biológicos de primeiro plano para estudar questões fundamentais da biologia como formação da biodiversidade, evolução de sistemas sociais e altamente organizados, comunicação social e interações entre plantas e animais.

Yves Quinet enfatizou ainda que, pela primeira vez, nos seus mais de 30 anos de existência, o Simpósio de Mirmecologia aconteceu fora do eixo sul-sudeste, no Nordeste, em pleno coração do bioma da Caatinga. Tal fato constituiu não somente um reconhecimento das capacidades instaladas de pesquisas em Ecologia no Nordeste, e no Ceará em particular, como também da importância de investir na pesquisa dos ambientes semi-áridos, como a Caatinga. A ocorrência deste evento no Ceará também trouxe o potencial de estimular, a nível nacional, a pesquisa em ecologia do bioma da Caatinga, e de chamar a atenção da comunidade científica internacional em relação a esse bioma.

O XXI Simpósio de Mirmecologia trouxe a Fortaleza 61 palestrantes convidados, todos de alto nível científico e a maioria com renome mundial. Metade desses palestrantes é de fora do Brasil, representando nove países: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, França, México, Portugal, Suíça. As atividades científicas ocorreram em torno de conferências plenárias (8), mesas-redondas (16) e apresentações de trabalhos (mais de 200), com temáticas especialmente focadas nos ambientes semi-áridos e o bioma da Caatinga.

A apresentação musical da abertura do encontro ficou a cargo do Quinteto de Metais e do Quarteto de Cordas, integrantes da Orquestra Sinfônica da UECE, saudando todos os presentes.

A mesa de abertura do evento era formada pelo Reitor da UECE, professor Dr. Jackson Sampaio; pela representante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará, Dra. Francisca Araújo; pela Diretora Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Dra. Cláudia Linhares Sales; pelo Secretário Executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro; pelo Presidente do XX Simpósio de Mirmecologia (Petrópolis-RJ / 2011), Dr. Jarbas Marçal de Queiroz, da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro; pelo Presidente do XXI Simpósio de Mirmecologia, Dr. Yves Patric Quinet, da UECE. O evento ainda contou com a presença da professora Dra. Célia Sampaio, Diretora de Pesquisa da UECE; da Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas da UECE, professora Dra. Ana Maria Sampaio e do Cordelista Klévisson Viana, que na ocasião, fez a declamação de Cordel de sua autoria intitulado “O Encantador de Formigas ou A Eterna Busca do Formigueiro Encantado”.