Uece sediará V Encontro dos Portadores de Glaucoma

22 de maio de 2015 - 13:27

Com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Olhar, em parceria com a Sociedade Cearense de Oftalmologia, realiza sábado, dia 23, no Auditório Central, no Campus do Itaperi, o V Encontro dos Portadores de Glaucoma, no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará, que terá palestras, apresentações artísticas e exames para o diagnóstico da doença

O Encontro faz parte da programação nacional de combate à cegueira e reunirá glaucomatosos e seus parentes, grupo de idosos, acadêmicos da área de saúde e demais interessados em debater a doença que é uma das principais causas de cegueira irreversível.

O objetivo do evento é discutir o fortalecimento da Rede de Atenção em Oftalmologia e a assistência prestada aos portadores de glaucoma no Estado. A programação inclui mesas de debates, apresentações artísticas, além da realização gratuita de exames oftalmológicos para o diagnóstico da doença.

O intuito é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença, única forma de prevenir a cegueira. A atividade cearense compõe, ainda, o calendário nacional do Dia de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, celebrado em 26 de maio.

Glaucoma

De acordo com o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, somente no ano passado, o glaucoma foi responsável pela perda de visão de 8,4 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de que existam 985 mil pessoas com a doença atualmente, sendo que 635 mil não sabem do problema.

Indolor e sem sintomas em 80% dos casos, o glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, que evolui causando dano ao nervo óptico. Caracterizada pela diminuição do campo visual, o glaucoma é o principal responsável pela perda de visão que poderia ser evitada.

Sobre o Instituto Olhar

Presidido pelo médico oftalmologista Dr. Luiz Dantas, o Instituto Olhar é uma ong sem fins lucrativos que nasceu a partir do compromisso ético e político dos profissionais da oftalmologia cearense, junto às necessidades dos usuários do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma (PAPG), visando à garantia e efetivação dos direitos da população à saúde ocular.

Fundado em março de 2008, o Instituto Olhar funciona com o objetivo de promover atividades que objetivem a prevenção, a recuperação e a reabilitação da saúde ocular, instigando, inclusive, a capacitação dos cidadãos no exercício dos seus direitos.

O Instituto Olhar participa, ainda, do desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas nas áreas de saúde e ciências sociais, além de realizar e patrocinar campanhas educativas de saúde ocular e atuar na campanha social em defesa de ver.

V Encontro dos Portadores de Glaucoma

Local: Auditório Central da Uece – Campus do Itaperi